Edital do concurso PM AL pode sair nesta sexta, 14, diz governador

O governador Renan Filho confirmou pelas redes sociais que o edital do concurso PM AL ou sai na sexta, 14, ou na segunda, 17. Veja!

Autor:
Publicado em:14/05/2021 às 11:35
Atualizado em:14/05/2021 às 11:35

O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, acaba de anunciar que o edital do concurso PM AL pode sair nesta sexta-feira, 14. O documento está sendo finalizado.

"Pessoal que vai fazer o concurso para a Polícia Militar de Alagoas, se liga! Ou o edital sai hoje (14), nós estamos finalizando a reunião com os documentos responsáveis para publicar. Ou, no máximo, no edital de segunda-feira (17). Então se preparem! Está dada a alrgada!"

A previsão foi dada por Renan na manhã desta sexta-feira, 14, através do seu Instagram oficial, pela ferramenta dos stories. O governador não deu mais detalhes, mas são grandes as chances do documento sair nas próximas horas. 

Com isso, o governo de Alagoas cumpre a sua promesse e ordem de editais. Isso porque o concurso Bombeiros AL saiu na última semana e o prazo dado foi de sete dias entre um edital e outro.

No início do mês de maio, a Seplag chegou a informar que o edital do concurso da Polícia Militar estaria próximo. Após sair o Bombeiros AL, essa previsão só foi reforçada.

(Foto: Divulgação)
Concurso da PM AL terá edital nas próximas horas ou até segunda, 17
(Foto: Divulgação)

Concurso PM AL terá provas no segundo semestre

Além da previsão de edital em maio, o concurso da PM AL já tem prazo para aplicar provas. O cronograma prévio estima exames no segundo semestre deste ano, mais precisamente em agosto.

As informações foram confirmadas no dia 12 de abril. A  Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag)  foi a responsável pelo anúncio.

As datas, no entanto, ainda não foram antecipadas pela Seplag e pelo chefe da pasta. 

Chefe da pasta fala do concurso

O secretário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos, indicou que os editais voltados para a área da Segurança devem ser os primeiros a serem publicados. 

É importante destacar que a área da Segurança tem editais previstos não só para a PM, mas também para o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Penal.

Recentemente, Fabrício Marques Santos, pelas suas redes sociais, anunciou que:

"Estamos trabalhando para publicar em maio", disse o secretários sobre os concurso PM e PC AL.

Ainda de acordo com o secretário, os editais devem ser publicados com uma diferença de até sete dias, com provas ocorrendo também em finais de semana diferentes. Desta forma, as pessoas poderão se inscrever para mais de um concurso. 

Fabrício também citou que o governo trabalha para que as provas sejam realizadas 90 dias após a abertura de cada seleção.

Folha Cursos

⇒ O que precisa para participar?

A seleção contará com chances para a carreira de soldado da Polícia Militar, que pede nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e 1,60m se do sexo feminino. Os oficiais também terão exigência de nível médio (e não superior como havíamos noticiado).

Edital PM AL terá 1.060 vagas. Veja!

Também já foi confirmado, bem no início de 2021, o quantitativo de vagas dos editais de soldado e oficial do concurso PM ALseleção da PM AL foi oficialmente autorizada em de janeiro, por meio de uma edição extra do Diário Oficial de Alagoas. 

Pàra a Polícia Militar, estão confirmadas 1.060 oportunidades, sendo:

  • 1.000 para soldados; e
  • 60 para oficiais.

Renan Filho falou que o previsão para publicação dos editais é entre abril e junho de 2021, ou seja, ainda no primeiro semestre.

Esperamos lançar o concurso para a Polícia Militar e, ao mesmo tempo, concluir a formação de mil policiais que estão na Academia. Essas são duas medidas fundamentais para o avanço da qualidade da Segurança Pública nos próximos anos: mil novos policiais, que estão na fase final de formação nesse momento, e um concurso para mais mil novos policiais a ser aberto esse ano. Além disso, teremos concurso para delegado, para policial civil, agente penitenciário e estamos verificando maneiras de modernizar a Perícia Oficial”, disse recentemente.