Concurso PM AP: governo prevê edital em março e provas até julho
Governador Waldez Góes anuncia que edital do concurso PM AP deve ser divulgado em março para que as provas ocorram até julho. Veja!
Autor:
Publicado em:04/03/2022 às 10:48
Atualizado em:04/03/2022 às 10:48
O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou que o edital do concurso para Polícia Militar com 600 vagas para soldados deve ser publicado em março. Com isso, a previsão é que as provas ocorram até o mês de julho.
O anúncio foi feito na quinta-feira, 3, durante a assinatura das comissões organizadoras de novos concursos para o Estado. De acordo com Góes, no caso da PM e do Corpo de Bombeiros, os preparativos estão avançados.
O governo já está perto de contratar a banca organizadora dessas seleções.
"Já estamos próximos da contratação das bancas para os concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, anunciados em dezembro do ultimo ano. Com isso, os editais devem ser lançados em março para que as provas ocorram até julho deste ano", disse o governador.
Waldez Góes deixou o seguinte recado para quem deseja prestar o concurso PM AP: "Pode intensificar a preparação. Estamos fazendo a nossa parte para garantir mais oportunidades no serviço público e também na iniciativa privada, com o fortalecimento da nossa Nova Economia. Esse é o ano da retomada. E o Amapá avança como nunca antes".
Governador Waldez Góes anuncia prazos para edital e provas
do concurso PM AP (Foto: Divulgação)
A oferta para Polícia Militar será de 600 vagas para soldado combatente. A carreira trará novos requisitos na seleção. Agora será exigido somente o ensino médio completo.
Isso porque o curso de formação para soldados será equivalente ao nível superior, como Tecnólogo em Segurança Pública.
Outra alteração é na redução da estatura. A altura mínima será de 1,65m para homens e 1,55m para mulheres.
“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador.
O Governo do Amapá ainda anunciou outros concursos para 2022. Para o Corpo de Bombeiros, por exemplo, serão 225 vagas para soldados. Há ainda editais previstos para: Polícia Científica (Politec), Universidade do Estado (UEAP), Secretaria de Educação, Departamento de Trânsito (Detran AP).
Veja como foram os últimos concursos PM e Bombeiros AP
O último concurso PM AP para soldados ocorreu em 2017. A oferta foi de 1.200 vagas para soldado, sendo 300 para contratação imediata e 900 para formação de cadastro reserva.
Com organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), os candidatos foram avaliados por diversas etapas, como prova objetiva e redação.
Outras cinco fases foram coordenadas pelo Governo do Amapá, sendo elas: exame documental, teste físico, avaliação psicológica, exame de saúde e investigação social.
Já para o Corpo de Bombeiros, o último concurso CBM AP foi realizado em 2012. Na ocasião, o edital trouxe 230 vagas, dos quais 170 para soldado combatente, 30 para oficial e 30 para músicos.
A banca organizadora foi a Fundação Universa. O processo seletivo foi composto pelas etapas de: prova objetiva; exames médicos; teste de capacidade física.
Os aprovados nessas fases foram encaminhados para o curso de formação, com duração de três anos, para oficial, e seis meses, para soldado.
Prepare-se para os novos concursos com a Folha Cursos
Além da segurança do Amapá, outros órgãos preparam concursos para 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz uma preparação otimizada e sem enrolação. São videoaulas, material escrito e questões relacionadas comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.