PM DF convoca candidatos do concurso de 2018 para etapa psicológica

Semana agitada na Polícia Militar do Distrito Federal. Após uma baixa no comando, candidatos do concurso PM DF são convocados. Saiba mais!

Autor:
Publicado em:10/01/2023 às 15:26
Atualizado em:10/01/2023 às 15:26

A semana está agitada para quem acompanha o noticiário da Polícia Militar do Distrito Federal. Após o ocorrido no último final de semana, que resultou na exoneração do comandante-geral, a corporação convoca candidatos do concurso de 2018 para etapa psicológica.

A portaria de convocação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 10.

Nessa fase, os convocados passarão por vários exames, avaliações e testes psicológicos, que visam aferir os requisitos psicológicos do candidato. Essa etapa busca identificar se ele está apto para exsercer as atribuições no exercício das funções militares. 

Conforme consta no documento, a etapa de avaliação psicológica ocorrerá em 14 de janeiro, às 13h30, no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), sem segunda chamada.

Os novos candidatos devem reforçar a corporação até que o próximo concurso PM DF aconteça e seja concluído. Um novo edital já foi autorizado e está encaminhado para sair em 2203.

Comandante-geral da PM DF é exonerado após invasão ao STF

A Polícia Militar do Distrito Federal teve uma baixa recente no seu comando. O interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappeli, exonerou o coronel Fábio Augusto do posto de comandante-geral da PM DF.

Quem assume interinamente é o coronel Klepter Rosa, que atuava como subcomandante-geral na mesma gestão. 

A mudança foi motivada após as invasões ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso feita por manifestantes no último domingo, 8 de janeiro. 

Quem também foi afastado foi o governador Ibaneis Rocha, que ficará longe do cargo por 90 dias. A determinação foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes.

soldados da pm df
Concurso PM DF tem 2.100 vagas autorizadas para soldados
(Foto: Divulgação)

Novo concurso PM DF para 2.100 já está autorizado

Vale destacar que a Polícia Militar do DF já tem autorização para realizar novos concursos públicos. O aval foi dado ainda no primeiro semestre de 2022. O governador Ibaneis Rocha concedeu aval para preencher 2.146 vagas de soldados e oficiais. 

No concurso PM DF de oficiaiso aval visa o preenchimento de 46 vagas, com provimento previsto para a partir de janeiro de 2023.

Já no concurso PM DF de soldado, a autorização contempla  2.100 vagas, cuja previsão de ingresso é a partir de setembro de 2023.

A PM DF também já recebeu as competências necessárias para a realização dos concursos. Em fevereiro, a corporação informou à Folha Dirigida que as comissões de ambos os concursos estão formadas.

A banca organizadora para estes concursos já está escolhida e será o Instituto AOCP.

O que precisa para ser soldado da PM DF?

A carreira teve como requisitos nível superior, idade entre 18 e 30 anos e Carteira de Habilitação na categoria B. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1m65 (homens) e 1m60 (mulheres).

Concurso PM DF tem etapas confirmadas

O chamamento para escolha da banca antecipou que os próximos concursos da PM DF serão compostos por cinco etapas de seleção, sendo elas:

  • 1ª Etapa – exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva de conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório e, de prova discursiva (redação em Língua Portuguesa), para todos os candidatos, a ser realizada pela Contratada;
  • 2ª Etapa – teste de aptidão física (TAF), de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
  • 3ª Etapa – avaliação dos exames médicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
  • 4ª Etapa – avaliação dos exames psicológicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada; e
  • 5ª Etapa – sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a serem realizadas pela PMDF.