Concurso PM DF deve chamar aprovados a partir de setembro de 2023

Comandante da Polícia Militar fala sobre a situação do concurso PM DF e prevê ingresso de aprovados a partir de setembro de 2023.

Autor:
Publicado em:20/12/2022 às 09:03
Atualizado em:20/12/2022 às 09:03

O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto Vieira, falou sobre a situação do concurso PM DF para soldados. Segundo ele, a previsão de ingresso dos novos policiais é a partir de setembro de 2023.

Em live realizada pelo canal do YouTube da corporação, ele falou sobre a seleção e deu detalhes sobre o andamento dos preparativos.

Segundo o comandante, todos os concursos são uma prioridade da administração, pela necessidade e por entender que o cidadão merece essa recomposição de efetivo. Ele menciona, ainda, que o concurso de soldados está um pouco atrasado, dado o tempo da autorização, mas garantiu que vai sair.

"Ele está na fase ali já de contratação da banca, publicação e lançamento de edital", disse Fábio.

O comandante ainda informou que a previsão é de iniciar a formação desses 2.100 aprovados a partir de setembro de 2023.

De acordo com o representante da PM DF, as 2.100 vagas previstas já estão contando com o cadastro de reserva. Elas estão autorizadas oficialmente desde fevereiro deste ano, quando a portaria foi publicada no Diário Oficial.

Fábio disse, ainda, que a previsão é chamar, inicialmente, 750 policiais para iniciar a formação. Esse número é respeitando a capacidade do departamento de educação da PM DF, que costuma comportar de 700 a 750 alunos.

Veja a fala do comandante:

E o concurso PM DF para oficiais?

A Polícia Militar do Distrito Federal também tem um concurso PM DF autorizado para 46 vagas na área da Saúde. Para este, o comandante disse que os trâmites estão em andamento, bem como o CFP para soldados.

A fase é a de contratação da banca e, em seguida, lançamento do edital.

Vale lembrar que o Instituto AOCP foi definido para organizar ambos os concursos e deve ser contratado nos próximos dias. A expectativa é de que o edital saia em seguida, porém ainda sem uma data confirmada. 

Fábio diz que também é muito questionado sobre um novo CFO para oficiais, já que o último ocorreu em 2016. 

Ele informou que o concurso ainda não foi pedido pois ainda não tinham as vagas disponíveis de 2 tenente, mas falou sobre previsão.

"Precisamos ter as vagas de segundo tenente disponíveis para, em seguida, fazer o concurso. O concurso deve acontecer no próximo ano. O chamamento vai depender de autorização, se não acontecer no ano que vem (2023) ficará para o próximo ano (2024). Mas, estamos fazendo um esforço grande para realizar o CFO também."

Quando vai sair o edital do concurso PM DF?

Embora a banca finalmente tenha sido definida, ambos os editais de concurso PM DF, tanto para soldado quanto para oficiais, deve sair somente em 2023. A informação é do Governo do Distrito Federal.

O GDF divulgou a lista de 23 editais e provas previstas para o próximo ano, incluindo a Polícia Militar. 

Na lista, a Polícia Militar aparece entre os órgãos que terão editais publicados em 2023. Entretanto, o governo não informou um prazo exato para que isso aconteça.

Etapas do concurso PM DF estão confirmadas

O documento de chamamento para as bancas enviarem propostas confirmou que os próximos concursos da PM DF serão compostos por cinco etapas de seleção, sendo elas:

  • 1ª Etapa – exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva de conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório e, de prova discursiva (redação em Língua Portuguesa), para todos os candidatos, a ser realizada pela Contratada;
  • 2ª Etapa – teste de aptidão física (TAF), de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
  • 3ª Etapa – avaliação dos exames médicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
  • 4ª Etapa – avaliação dos exames psicológicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada; e
  • 5ª Etapa – sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a serem realizadas pela PMDF.

A estimativa da corporação é receber 50 mil inscritos.