Concurso PM DF define banca para edital de soldados e oficiais
Os concursos PM DF de soldado e oficial já têm banca definida e será o Instituto AOCP. Estão autorizadas 2.146 vagas para as carreiras.
Autor:
Publicado em:24/11/2022 às 06:48
Atualizado em:24/11/2022 às 06:48
A Polícia Militar do Distrito Federal definiu a banca que vai ficar responsável pelo concurso PM DF. O Instituto AOCP foi o vencedor do processo licitatório e está confirmado.
A banca, inclusive, venceu ambas as licitações e vai ficar responsável pelos dois concursos PM DF: de soldados e de oficiais.
O resultado foi publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira, 24.
As demais bancas que concorreram foram Consulplan, Iades e Cebraspe. O próximo passo deve ser assinar o contrato e homoloar a contratação da banca.
Quando vai sair o edital do concurso PM DF?
Embora a banca finalmente tenha sido definida, ambos os editais de concurso PM DF, tanto para soldado quanto para oficiais, deve sair somente em 2023. A informação é do Governo do Distrito Federal.
Na lista, a Polícia Militar aparece entre os órgãos que terão editais publicados em 2023. Entretanto, o governo não informou um prazo exato para que isso aconteça.
Concurso PM DF têm mais de 2 mil vagas autorizadas
A Polícia Militar do Distrito Federal já tem autorização para realizar novos concursos públicos desde o primeiro semestre deste ano. Atual governador, e que foi reeleito, Ibaneis Rocha concedeu aval para preencher 2.146 vagas de soldados e oficiais.
Já para o concurso PM DF de soldado, a autorização visa o preenchimento de 2.100 vagas, cujaprevisão de ingresso é a partir de setembro de 2023.
A PM DF também já recebeu as competências necessárias para a realização dos concursos. Em fevereiro, a corporação informou à Folha Dirigida que as comissões de ambos os concursos estão formadas.
Etapas do concurso PM DF estão confirmadas
O documento de chamamento para as bancas enviarem propostas confirmou que os próximos concursos da PM DF serão compostos por cinco etapas de seleção, sendo elas:
1ª Etapa – exame de habilidades e conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva de conhecimentos de caráter eliminatório e classificatório e, de prova discursiva (redação em Língua Portuguesa), para todos os candidatos, a ser realizada pela Contratada;
2ª Etapa – teste de aptidão física (TAF), de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
3ª Etapa – avaliação dos exames médicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada;
4ª Etapa – avaliação dos exames psicológicos, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Contratada; e
5ª Etapa – sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter unicamente eliminatório, a serem realizadas pela PMDF.
A estimativa da corporação é receber 50 mil inscritos.
O que precisa para ser soldado da PM DF?
A carreira teve como requisitos nível superior, idade entre 18 e 30 anos e Carteira de Habilitação na categoria B. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1m65 (homens) e 1m60 (mulheres).