Aprovada em 1º lugar: a inesperada conquista no concurso PM GO

Aprovada em 1º lugar no concurso PM GO conta sua trajetória de estudos e como venceu obstáculos até a sonhada vaga.

Cada aprovação conta uma história
Autor:Claudia Jones
Publicado em:13/06/2024 às 10:42
Atualizado em:13/06/2024 às 10:42

Nada na vida de Islane era fácil. Diante dela se estendia um vasto mundo de oportunidades nos concursos públicos, mas também uma infinidade de obstáculos que ela jamais imaginara enfrentar.


Despedir-se dos pais que ficaram na roça foi o primeiro passo rumo a um destino incerto em uma cidade maior. 


A falta de recursos financeiros parecia ser um muro intransponível, e o choro nos treinos físicos para o Teste de Aptidão Física (TAF) era apenas uma pequena amostra do que estava por vir.


Da reprovação em seu primeiro concurso ao frio que cortava a pele a concurseira destemida, não desistiu. 


Ela pediu emprestado dinheiro e até mesmo o tão precioso cartão de crédito, mas a prova do concurso PMGO não sairia de sua vida.


Enfrentar os obstáculos que viessem pela frente não estava em seus planos. Mas, no meio desse cenário de incertezas, a ideia de conquistar o primeiro lugar no concurso PM- GO surgiu, como um lampejo inesperado em sua vida.


O saldo dessa jornada surpreendente foi muito mais do que Islane poderia ter imaginado. 




Além de alcançar sua aprovação em primeiro lugar na prova objetiva na sua regional no concurso da Polícia Militar de Goiás, é algo curioso que aconteceu com a concurseira, dentro da comunidade do QC. O que seria, meu caro leitor?


Bem, se você  identificou com a Islane, continue a ler pra descobrir como ela enfrentou obstáculos em sua jornada de concursos e descobrir o que aconteceu com ela dentro do Qconcursos que mudou sua vida.


O Início dos estudos para concurso público

Era quase 18h naquela sexta-feira, quando Islane, olhando o pôr do sol pela janela de sua sala, mergulhando em seus pensamentos refletiu sobre sua carreira. A ideia de trilhar o caminho dos concursos públicos começava a dominar sua mente.


Recém-formada em fisioterapia após cinco anos de dedicação e esforço, Islane estava insatisfeita com o que o mercado de trabalho oferecia. Na verdade, ela questionava até mesmo sua escolha profissional. Era um momento de desilusão.


Criada com amor por um casal de lavradores, Islane viu seus pais enfrentarem todas as adversidades para lhe proporcionar um futuro melhor.


 A vida na roça não era fácil, e seus pais não tinham condições financeiras para ajudá-la, mas eles tinham um sonho em comum: o sucesso de Islane! Apoiar a filha para que ela buscasse oportunidades que eles próprios nunca tiveram era o objetivo.


Enquanto o sol se despedia no horizonte, o coração de Islane apertava. Imaginava o esforço dos pais e o seu próprio para conquistar um diploma que agora parecia desprovido de sentido.


A piauiense desejava uma vida melhor não apenas para si, mas também para sua família. Queria retribuir o amor, os cuidados e o zelo que recebera ao longo dos anos.


Pegou o pouco que tinha dos seus pertences e embarcou em uma jornada rumo à aprovação, em uma cidade maior. Eu e você, meu caro leitor, não nos surpreenderíamos se, daqui por diante, nos depararmos com os inúmeros obstáculos que Islane encontrou.


Era uma tarde de um feriado qualquer quando Islane, com determinação, decidiu abrir o Google e se aventurou em uma pesquisa que mudaria sua vida: "como estudar para concursos públicos".


No topo da minha pesquisa veio o QC. O Qconcursos foi minha primeira entrada para  o mundo dos concursos públicos.


A sorte lhe sorria pela segunda vez para a nossa destemida concurseira. 


Com poucos recursos financeiros, ela fez seu cadastro gratuito no site do QC.


Para sua surpresa e alegria, descobriu que havia uma maneira de também praticar questões gratuitamente para concursos públicos. 


No início, ela se sentia completamente perdida, sem saber como começar a estudar para concurso público, quais matérias estudar. 


Mas a determinação que a acompanhava desde o início de sua jornada a impulsionou a explorar as possibilidades e ferramentas oferecidas pelo QC. 


Mas, afinal, estudar para qual área de concurso


Diante dos olhos da concurseira, várias notícias sobre diversos concursos públicos apareciam no site do QC.


Ela não imaginava que o universo do concurso público oferecia tantas opções, inclusive concurso para fisioterapeuta, que era sua profissão. 


A indecisão diante de tantas oportunidades de concursos ainda confundiam sua mente: afinal para qual área de concursos estudar?


Era final de 2020, plena pandemia que havia virado nossas vidas de cabeça para baixo, que durante uma conversa com um amigo as coisas começaram a clarear.


Islane havia lhe contado que escolhera o concurso INSS para iniciar sua jornada.


No entanto, o amigo apontou que ela tinha todo o perfil para prestar concursos na área de segurança pública.


Aquelas palavras fizeram Islane parar e refletir. Ela se lembrou de um antigo sonho de infância: ser policial. Aí estava a primeira oportunidade clara em seu caminho.


 A partir daquele momento, sua decisão estava tomada: ela focaria exclusivamente nos concursos da área policial. 


Editais de concursos públicos só seriam considerados se estivessem relacionados à segurança pública.


Aprendendo a estudar sozinha para concursos

Não se enganem, meus caros, a jornada de Islane estava longe de ser fácil. 


Sem recursos financeiros, ela se viu morando de favor na casa de uma amiga, em uma cidade maior. 


O dinheiro que havia juntado com alguns trabalhos estava se esgotando rapidamente.


O primeiro desafio estava diante dela: o concurso PCPA. Infelizmente, a derrota foi um golpe doloroso. 


No entanto, Islane não estava sozinha. Ela encontrou apoio e motivação no site do QC, onde interagia com pessoas incríveis na comunidade Qconcursos. 


Foi nesse momento, por meio do QC, mais especificamente dentro da comunidade de concurseiros, que Islane, após muitas conversas e trocas de experiências sobre quais conteúdos estudar para concursos, percebeu que a jornada de estudos seria difícil, mas que cada desafio era uma oportunidade de aprendizado e crescimento. 


Havia uma mensagem na sua área de aluno, que Islane havia ignorado por um tempo. Era Lucas, concurseiro amigo que ela havia conhecido dentro do QC.


Estava tão triste com a reprovação  que   resolvi abrir a mensagem do Lucas. Começamos a conversar e logo pedi o whatsapp dele e a partir daquele dia não paramos mais de conversar. 


Depois de um tempo resolveram se conhecer pessoalmente e então Lucas fez uma proposta de Islane viajar para conhecê-lo. Claro que houve dúvidas, afinal, era um estranho. 


No entanto, lá se foi Islane pegar avião para outro estado e conhecer quem seria o seu grande parceiro de estudos e amor de sua vida a partir daquele momento. 


O amor que começou dentro da comunidade de concurseiros do QC

Já havia passado algum tempo após a reprovação no concurso da Polícia Civil Pará. 


Logo após a reprovação, Islane havia decidido que, para focar ainda mais em questões, poder usar as ferramentas especiais que o QC oferecia, ela assinaria o plano premium do QC. 


O dinheiro emprestado, logo após a reprovação pela amiga para assinar o Qconcursos, foi fundamental para mergulhar nas questões de concursos públicos cada vez mais.


Em uma nova cidade, Islane já estava compartilhando a vida com Lucas. 


Sim, meus amigos, já era um casal e resolveram encarar juntos os desafios do mundo dos concursos.


"Foi a melhor decisão da minha vida. Lucas não só é meu grande amor, como também meu grande incentivador, mentor, parceiro de estudos".


Assista ao vídeo em que os dois contam sua história


A jornada de Islane em direção ao mundo dos concursos públicos começou com o pé direito, e a chave para essa primeira porta de entrada foi o Qconcursos.


Algo que não poderia faltar em sua vida de concurseira: o treino de questões de concursos incansavelmente. 


Foi através desse processo de tentativa e erro que ela começou a construir seu plano de estudos de maneira sólida e eficaz.


O Qconcursos mudou minha vida! Toda vez que eu não entendia um assunto da lei seca ia lá no QC, fazia o filtro de questões de tal disciplina, via os comentários dos alunos e aproveitava ao máximo para aprender pelos comentários dos alunos.


Ela mergulhou de cabeça no mundo das questões de concursos, resolvendo uma após a outra, cometendo erros e acertos, e assimilando o conteúdo de maneira prática e eficiente. 


Cada questão era um degrau a mais em sua escalada rumo à aprovação.


Treino, treino e mais treino por questões de concursos

Quando se aventurou pela primeira vez no Qconcursos, com intuito de realmente estudar, Islane se viu diante de um mar de questões e desafios. 


Islane estava tão apegada ao QC que numa madrugada, após um dia exaustivo, lá estava ela, com 249 questões feitas no dia, quando Lucas a chamou para dormir… Não, ‘pera’, deu tempo de fazer mais uma, afinal ela tinha de arredondar para 250 questões naquele dia. 


A concurseira estava viciada em fazer questões, apaixonada por cada vez que acertava. E quando errava, lá estava ela, olhando as videoaulas dos professores do QC.


Sem contar que os comentários dos concurseiros que usavam a plataforma de estudos era muito proveitosos para seu aperfeiçoamento nos estudos.


 Criava cadernos de erros e acertos dentro do QC.


“ Eu tava num vício bom demais de fazer questões. Tinha dias que chegava a fazer 250 questões, depois de um dia inteiro de leitura. 


Cada erro cometido era uma oportunidade de aprendizado, uma chance de entender seus pontos fracos e reforçar suas áreas de conhecimento, mas ela não estava sozinha!


Haviam Lucas e uma comunidade de concurseiros dentro do QC junto com ela na trajetória de estudos para concursos..


Enfrentando desafios e aperfeiçoando os estudos para o concurso PMGO


Islane já estava acordada às 5h da manhã, determinada a começar sua rotina de estudos do dia e ao lado de Lucas, estudar para o concurso PMGO que estava com edital previsto. 


Ela contava com o apoio incondicional de Lucas, enfrentando juntos os obstáculos que surgiam em seu caminho e aprendeu como organizar a rotina de estudos de maneira eficaz e produtiva. 


Um desses desafios era a temida Língua Portuguesa, mas com a ajuda de Lucas, Islane descobriu como aprimorar seus estudos para o concurso PMGO.


 A cada assunto que estudava, recorria ao QC, pegava as questões e as registrava em seu caderno de estudos, que havia criado dentro da plataforma.


Naquela manhã, o frio intenso de quase 1º grau que assolava a cidade onde viviam, tornava os estudos ainda mais desafiadores.


Vestida com gorros, mantas, camadas de casacos e até máscaras para proteger os lábios do congelamento, Islane persistia na rotina de estudos. 


O frio era apenas mais um dos obstáculos que surgiria em sua jornada de preparação.


Na noite anterior, Islane havia lido na Qconcursos Folha Dirigida que o concurso PMGO estava com edital previsto.


O conteúdo do edital da PMGO era diferente do conteúdo da PC- PA.


Sem contar que ainda havia o temível, pelo menos para Islane, TAF da PMGO.


Reta final de prova: só questões de concursos 


Naquela tarde, fazia sua leitura da lei seca e, como de costume, já abrira o site do QC para entrar no ritmo das questões e fixar o Conteúdo estudado há pouco.


No entanto, fechou seu Vade Mecum e pensou decididamente que a partir daquele dia até o data da prova ela somente faria questões.


Islane sentou-se à frente de seu computador e, pelo Qconcursos, organizou sua rotina de estudos por questões usando os filtros e separando- as por disciplina para seu treino.


A concurseira ficava radiante quando seu desempenho melhorava já tão perto da prova. A ferramenta de estatísticas do QC era sua parceira naquele momento para que pudesse balizar seus erros e acertos.


Assim, ela tocou as últimas semanas para a prova da PM - GO: quando errava,  criava cadernos dentro do QC com esses erros para treinar novamente.

E eis que chega o edital do concurso PMGO


Naquela noite, Islane fez suas orações, como habitualmente fazia, pedindo a Deus que iluminasse as provas dela e do seu namorado que também faria a mesma prova.


No dia seguinte, Islane acordou cedo e, como já tinha organizado todo o material para levar para a prova, tomou seu café e pegou a estrada para fazer a prova em Goiania.


Já estavam na estrada quando Lucas insistia para que eles fizesse uma revisão pelo aplicativo de questões do QC. 


Mas, ela queria ficar quieta naquele momento. Tudo o que tinha adquirido de conhecimento já estava em sua mente. Era pedir a Deus para que saísse tudo o que ela estudara.


Horas depois, Islane saiu da sala da prova com semblante de confiança e encontrou seu namorado, que já havia terminado também, e os dois comemoraram a boa prova que fizeram.


O grande dia D: a lista de aprovados do concurso PM-GO


Islane já tinha um bom pressentimento ao sair da prova naquela tarde do último domingo.


Mas, abrir a lista de aprovados foi a constatação daquilo que ela batalhou muito e pediu a Deus que caísse em sua prova. E foi justamente o que aconteceu!


Quando bateu os olhos na lista de aprovados deu um grito de felicidade e duvidou do que seus olhos viam: aprovada em primeiro lugar na prova objetiva da sua região.


Islane colocou os joelhos no chão e, abraçada a Lucas que também estava classificado na prova objetiva, agradeceu a Deus pela vitória.


E você me pergunta:  e as outras fases? Ela se deu muito bem, tanto que hoje é policial militar da PMGO. Mas, essa história das outras etapas, ela mesma vai contar para você!