PM MG estuda realizar concursos regulares, diz comandante
Comandante-geral da Polícia Militar diz que está sendo estudado um esquema de concursos regulares na PM MG para suprir déficit. Saiba!
Autor:
Publicado em:08/07/2022 às 15:18
Atualizado em:08/07/2022 às 15:18
Quem aí deseja ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais? A corporação ainda não conta com novo edital previsto, mas a intenção é realizar concursos PM MG com mais regularidade e diminuir o déficit de pessoal de forma automática, sem acúmulos.
A informação é do próprio comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
O representante da corporação participou, junto com outros militares e policiais, do Assembleia Fiscaliza, que tratou a respeito da gestão da Segurança Pública. O déficit na PM e no Corpo de Bombeiros foram assuntos debatidos.
Segundo o comandante-geral da PM MG, atualmente a corporação soma pouco mais de 37 mil militares.
Em 2022, foram convocados 1.492 aprovados em concurso. Ele ainda completou dizendo que a previsão é chamar mais 392 candidatos aprovados ainda em agosto para um novo curso de formação.
Rodrigo Rodrigues disse, ainda, que está sendo negociado com o governo um planejamento para recomposição automática de efetivo. O representante da PM MG informou que o objetivo é não deixar ter acúmulo de vacâncias.
A ideia é realizar um levantamento médio de quantas baixas ocorrem por aposentadorias, anualmente, e criar um sistema de entrada automática de militares. Esse reforço deve acontecer através de novos concursos.
Coronel explica saídas
O coronel da PM MG também explicou o que tem motivado a saída dos policiais da corporação, quando não acontece por aposentadorias.
Segundo ele, há dificuldade para o preenchimento das vagas, já que muitos candidatos acabam desistindo da carreira quando descobrem que atuarão em municípios distantes da capital.
Geralmente esse aviso acontece durante o curso de formação. Logo, nem chegam a tomar posse.
A carreira de soldado, com maior oferta, costuma ser a mais concorrida. Para ingressar, é necessário, além do curso de graduação, ter de 18 a 30 anos e altura mínima de 1m60. Os selecionados contam com uma remuneração de R$3.962,23.