Concurso PM PB com 7.500 vagas é aprovado pela Casa, diz deputado

Deputado Taciano Diniz que a Assembleia Legislativa aprovou requerimento que solicita um concurso PM PB com 7.500 vagas. Veja!

Autor:
Publicado em:17/04/2023 às 10:43
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10

O edital do novo concurso PM PB, previsto para este semestre, voltou a ganhar forças. A novidade é para uma possibilidade de mais provimentos após um aval da Assembleia Legislativa para 7.500 vagas.

A Casa aprovou o requerimento enviado pelo deputado Taciano Diniz, solicitando ao governo da Paraíba que seja realizado um concurso com 7500 vagas para a Polícia Militar do estado. A distribuição das oportunidades não foi confirmada, mas o aval sim.

E quem confirmou foi o próprio parlamentar, pelas redes sociais, Taciano disse que a Casa aprovou o pedido na 10ª Sessão Ordinária, realizada no dia 11 de abril.

Veja, na íntegra, a justificativa encaminhada pelo deputado à Assembleia Legislativa da Paraíba:

"REQUEIRO, nos termos do art. 117, inciso XIX, do Regimento Interno da Casa, que seja encaminhada manifestação desta Casa Legislativa ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, solicitando que seja realizado concurso com 7500 vagas para Polícia Militar da Paraíba.

JUSTIFICATIVA

O contingente militar da Paraíba é de pouco mais de 7 mil homens e mulheres na ativa, necessitando o estado de um efetivo total de 15 mil policiais militares.

Todos os batalhões de polícia militar do estado estão trabalhando com metade do contingente necessário, o que tem deixado várias cidades da Paraíba sem a presença diária de policiais, fazendo com que ocorra a sobrecarga de serviços e escalas extras ao destacamento, causando transtornos a nossa sociedade, além da grande defasagem na segurança pública estadual, facilitando as ações dos delinquentes, com o aumento de furtos e roubos.

Logo, diante do exposto, solicito aos nobres pares a aprovação deste requerimento de apelo, na forma estatuída no Regimento Interno desta Casa Legislativa."

Vale lembrar que o edital do novo concurso PM PB está bem iminente e a sua previsão é de publicação no próximo mês, em maio. No entanto, a estimativa até o momento é para uma oferta de 1.100 vagas.

Com previsão de concurso, PM PB faz acordo após desvio de função

Concurso PM PB é confirmado pelo comandante

A informação do quantitativo de vagas e do prazo para o edital foi dada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza, em entrevista realizada pelo programa de rádio Prevenção Participativa.

Segundo o representante da corporação, os editais irão somar 1.100 vagas, sendo:

  • 900 na Polícia Militar;
  • 200 no Corpo de Bombeiros.

Em janeiro deste ano, o próprio comandante-geral chergou a prever que o edital seria publicado, no máximo, em até 90 dias:

"60 a 90 dias, no máximo, nós já vamos estar com esse edital pronto para ser lançado", disse Fonseca.

A oferta do concurso PM PB será para a carreira de soldado, de nível médio. Há previsão de novidades na próxima seleção. Isso porque uma lei reduziu a altura mínima para participação. Agora, a exigência é de açtura mínima de homens de 1m60 e mulheres 1m55.

soldados pm pb
Concurso da PM PB para soldados tem edital iminente.
(Foto: Secom/Divulgação)

Saiba como foi o último concurso PM e Bombeiros PB

Os últimos concursos PM e Bombeiros, com vagas para soldados, foram realizados em 2018. Na época, as seleções ofereceram mil oportunidades, sendo 900 para a Polícia Militar e 100 para o Corpo de Bombeiros da Paraíba.

As vagas foram para ambos os sexos. Já a remuneração inicial era de R$3.202,60, após o curso de formação.

Cerca de  80 mil pessoas se inscreveram para o concurso , o que trouxe a marca de maior seleção já realizada pela Polícia Militar, segundo a própria corporação.

Para participar da seleção, era preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.

Com a organização do IBFC, os candidatos foram avaliados por meio de exames intelectual, psicológico, de saúde e aptidão física, além da avaliação social.

Na primeira etapa, foram cobradas 80 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (20);
  • Raciocínio Lógico (dez);
  • Geografia e História da Paraíba (dez);
  • Noções Básicas de Informática (dez); e
  • Noções de Direito e Sociologia (30).