Concurso PM PR e BM PR: pedido para 425 vagas está em estudo

Um novo pedido de concurso PM PR e BM PR está em estudo, visando ao preenchimento de 425 vagas para soldado, cargo de nível médio.

Autor:
Publicado em:22/08/2022 às 11:45
Atualizado em:22/08/2022 às 11:45

Um novo concurso PM PR e BM PR está em estudo, com o intuito de ofertar 425 vagas para soldados, sendo 374 para a Polícia Militar e 51 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.

A carreira é destinada a candidatos com nível médio completo e, no máximo, 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição.

Além disso, o cargo exige que os candidatos tenham carteira de habilitação ou permissão para dirigir na categoria "B", no mínimo, válida e sem impedimentos (categoria "A" não supre esse requisito).

O pedido do concurso, no entanto, ainda está em fase inicial. Ou seja, para que os estudos e processos sejam iniciados, o Governo do Paraná ainda precisa autorizar a nova seleção. 

Desta forma, o quantitativo de vagas ainda pode mudar. O edital, apesar de estar em estudo, ainda não conta com uma previsão para a sua publicação.

Último concurso teve mais mil aprovados convocados

Em julho deste ano, mais mil candidatos aprovados no concurso PM PR e Bombeiros PR, com vagas para soldados, foram convocados. 

A chamada desses suplentes ocorreu após o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ter anunciado, no dia 27 de junho, que mais mil aprovados seriam convocados, totalizando assim 3,4 mil novos militares a ingressarem nas corporações.

"Vou convocar também mais mil pessoas que passaram no concurso público. No total, serão 3,4 mil novos militares que vão entrar na nossa corporação", disse Ratinho Junior.

Novo concurso PM PR e Bombeiros PR está em estudo (Foto: Divulgação/PMPR)
Novo concurso PM PR e Bombeiros PR
está em estudo (Foto: Divulgação/PMPR)

 

Ao todo, o concurso contou com 2.400 vagas para soldados, sendo 2 mil para a Polícia Militar e 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.

Realizadas em junho de 2021, as provas do concurso PM PR e Bombeiros PR contaram com 60 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (15);
  • Matemática (12);
  • História (dez);
  • Geografia (12);
  • Informática (sete); e
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (quatro).

Segundo o governo, o índice de abstenção ficou em 44,2% (70.018 candidatos não compareceram à prova). A seleção teve 155,7 mil inscritos, sendo 137.377 para soldado da PM e 18.324 para bombeiro militar.

Somente foram aprovados aqueles com nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo. Os habilitados, dentro do número de vagas especificado no edital, tiveram a redação corrigida.

A seleção ficará válida por um ano, após a homologação do resultado final da segunda turma. Depois de reajuste, a remuneração inicial do cargo de soldado de 2ª Classe será acima dos R$1.933,63 e, após a conclusão do Curso de Formação, os ganhos podem chegar a R$4.391,58