Concurso PM RO tem novo edital previsto. Cebraspe é a banca!

Novo concurso PM RO para oficiais combatentes tem preparativos na reta final. Cebraspe será o organizador; veja os detalhes!

Autor:
Publicado em:01/06/2022 às 16:33
Atualizado em:01/06/2022 às 16:33

O Governo de Rondônia prepara novos concursos para Segurança Pública. Entre eles, para a Polícia Militar. A oferta prevista é de 20 vagas para oficiais combatentes. 

A carreira tem como requisitos: nível superior em Direito, idade entre 18 e 30 anos (para civis) ou até 35 anos (para militares). Assim como altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel José Hélio Pachá, o edital será publicado até o meio do ano. No caso da PM RO, a pasta aguarda uma emenda que tramita na Assembleia Legislativa e pode elevar o limite de idade para quem já é militar. 

O Cebraspe será o organizador do concurso PM RO. Ele será o responsável por receber as inscrições em seu site, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas. 

Policiais militares de Rondônia em formação
Novo concurso PM RO será destinado ao cargo de oficial
combatente (Foto: Daiane Mendonça)

Para o Corpo de Bombeiros também estão previstas oito vagas para um novo concurso. Desse total, cinco serão para oficiais combatentes, de nível médio, e três para o quadro complementar, com exigência de curso superior nas áreas de Engenharia ou Arquitetura.

"Nós teremos, para o Corpo de Bombeiros, cinco oficiais combatentes e três para o quadro complementar [...] para as áreas de Engenharia ou Arquitetura. Para a Polícia Militar (serão) 20 vagas para oficiais combatentes, que farão o curso em Goiás e não Roraima", disse o governador Marcos Rocha.

Há ainda concurso para Polícia Civil. Já para Polícia Técnico-Científica, o edital já foi publicado com oferta de 60 vagas. Confira os detalhes!

Últimos concursos PM e Bombeiros RO foram em 2014

Os últimos concursos PM RO e Bombeiros RO foram realizados em 2014. As oportunidades foram para soldados e oficiais da Saúde, em ambos os sexos e diversas especialidades.

Com a organização da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), o concurso foi composto por duas etapas. 

A primeira fase foi uma prova objetiva, redação, análise de títulos (oficiais), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exames médicos. Já a segunda foi realizada por meio de um curso de formação.

Para os bombeiros do quadro complementar, os ganhos eram de R$5.480,72, enquanto os vencimentos dos oficiais da PM chegavam a R$7.257,28.