Novo concurso PM RR para oficiais tem comissão formada

Polícia Militar de Roraima forma comissão organizadora de novo concurso para os cargos de oficial combatente e oficial dos Quadros da Saúde.

Autor:
Publicado em:12/08/2022 às 12:20
Atualizado em:12/08/2022 às 12:20

A Polícia Militar de Roraima iniciou os preparativos de um novo concurso público para os cargos de oficial combatente e oficial dos Quadros da Saúde. A comissão organizadora dos editais foi formada na última terça-feira, 9 de agosto.  

O grupo, composto por policiais militares, terá o prazo de 30 dias, não prorrogável, para a apresentação dos documentos iniciais e plano de ação referentes aos trabalhos da comissão. Ou seja, essa primeira análise deve ser concluída até o início de setembro.

A carreira de oficial combatente tem como requisito o nível superior em qualquer área. Já para oficial dos Quadros da Saúde são necessárias graduações específicas, como em Enfermagem e Medicina. 

O último concurso para carreira de oficiais da PM RR também exigiu idade entre 18 e 35 anos no ano de matrícula no curso e, no mínimo, 1,60m de altura para homem e 1,55m para mulher. 

O número de vagas e os salários atuais da próxima seleção ainda não foram informados. O Governo do Estado e a Polícia Militar também não divulgaram um prazo para o edital. 

Oficiais da Polícia Militar ao lado do governador de Roraima, Antonio Denarium
PM de Roraima terá novo concurso para cargos de oficial
(Foto: Divulgação)

Desde 2021, um novo concurso PM RR para oficiais está no radar da corporação. No ano passado, o comandante-geral da Polícia Militar de Roraima, coronel Francisco Xavier Medeiros de Souza, indicou que poderá ser divulgado um edital até 2024.

Dessa forma, o edital para oficiais deve ser publicado até o início do próximo ano. 

Último concurso PM RR para oficiais ocorreu em 2013

Há nove anos, a Polícia Militar do Estado de Roraima realizou seu último concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO).  A oferta foi de 25 vagas para ingresso na função de 2º Tenente PM do Quadro de Oficiais Combatentes da Policial Militar – QOCPM.

Na época, a remuneração era de R$4.113,37 nos três anos de duração do curso de formação. Depois da conclusão, o vencimento passaria a ser R$5.001,20. Das vagas, quatro eram destinadas às mulheres.

Para participar, além do nível superior, também foi necessário ter idade entre 18 e 35 anos no ano de matrícula no curso e, no mínimo, 1,60m de altura se homem e 1,55m se mulher. 

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi a banca organizadora. O concurso contou com quatro etapas, sendo realizado na seguinte ordem:

  • Prova objetiva;
  • Exames médicos; odontológicos e toxicológico;
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

A prova objetiva foi composta por 80 questões, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico Matemático; Direito Penal e Processual Penal; Direito Penal e Processual Penal. 

Além de Direito Constitucional; Legislação Específica Institucional; Direito Administrativo; Atualidades Gerais, História e Geografia de Roraima; Legislação Extravagante.