Novo concurso PM TO será anunciado nesta quinta, 19, diz comandante

O governo do Tocantins vai anunciar nesta quinta, 19, um novo concurso PM TO para soldados e oficiais, segundo informação do comandante.

Autor:
Publicado em:19/01/2023 às 13:10
Atualizado em:19/01/2023 às 13:10

Um novo concurso PM TO deverá ser anunciado nesta quinta-feira, 19, pelo governador Wanderlei Barbosa. A informação foi dada pelo comandante da corporação, o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça

O quantitativo de vagas ainda não foi revelado, mas sabe-se que a oferta será para oficiais e soldados.

Em entrevista ao Bom Dia Tocantins, da TV Anhanguera, o comandante da Policia Militar do Tocantins falou sobre efetivo e destacou a necessidade de realização imediata de um novo concurso PM TO, visando a recomposição do quadro de policiais.

"(...) a gente consegue colocar policiais em todos so municipios, mas a gente precisa manter isso. Então hoje a noite (19), durante solenidade, o governador já vai anunciar o novo concurso para oficial e para soldado."

A solenidade mencionada pelo comandante será realizada para finalizar a formação dos aprovados do último concurso que ainda estavem em curso

soldados da pm to
Governador vai anunciar a realização de um novo concurso PM TO
(Foto: Divulgação)

Último concurso PM TO ofertou mais de mil vagas

Com edital publicado em dezembro de 2020, o último concurso para a Polícia Militar do Estado do Tocantins trouxe oferta de 1.025 vagas para diversos cargos.

Das oportunidades e carreiras disponíveis, estavam: soldados, músicos e técnicos na área da saúde. A distribuição das vagas ficou da seguinte forma:

  • 50 vagas para músicos;
  • 20 vagas para técnico em enfermagem;
  • 5 vagas para técnico em saúde bucal;
  • 950 vagas para soldado.

O grande destaque da seleção foi o cargo de soldado, de nível médio. Inclousive, todas as oportunidades seriam para a carreira, mas foram remanejadas visando contemplar mais cargos.

Para concorrer a uma chance na área da Saúde, além dos requisitos gerais, foi necessário ter cursos de Técnico em Enfermagem ou Técnico em Saúde Bucal.

Já os que desejaram uma vaga do quadro de músicos, não era necessário ser portador de certificado de cursos na área. Mas, o candidato foi submetido a uma prova prática instrumental como etapa da seleção.

A banca organizadora foi o Cebraspe, que aplicou as provas escritas e outras etapas de seleção, bem como recebeu as inscrições. As etapas tiveram caráter eliminatório e classificatório, sendo o candidato avaliado, ainda, por:

  • Exame de Capacidade Física
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação Médica e Odontológica
  • Investigação Social
  • Curso de formação