Concurso PM TO terá mais cargos e redistribuição. Edital iminente!
Chefe do Setor de comunicação anuncia presença de cargos da área da saúde e redistribuição da vagas. Edital passa por ajustas finais.
Autor:
Publicado em:08/12/2020 às 16:22
Atualizado em:08/12/2020 às 16:22
Novidades importantíssimas para quem aguarda o concurso PM TO e está se preparando para ingressar na corporação. As mil vagas previstas para soldado foram redistribuídas e mais cargos serão ofertados.
O anúncio aconteceu na tarde desta terça-feira, 8, por meio das redes sociais da própria Polícia Militar do Tocantins.
O chefe de comunicação, major Levy Gonçalves, anunciou que as mil vagas foram redistribuídas, pois houve o acréscimo de mais cargos. Ou seja, o concurso PM TO não será somente para soldados.
Mas, o maior quantitativo ainda continua sendo para a carreira de praças, de nível médio. As novas oportunidades são para cargos da área da saúde, sendo a nova distribuição a seguinte:
50 vagas para músicos;
20 vagas para técnico em enfermagem;
5 vagas para técnico em saúde bucal;
925 vagas para soldado.
O representante da corporação explicou que a oferta para a área da saúde se dá muito por conta do atual momento de pandemia em função do novo Coronavírus.
“Estamos passando por um período de pandemia e enxergamos a necessidade de readequarmos as vagas. Estamos na fase final de readequação técnica do edital junto ao Cebraspe e a nossa expectativa é que o edital seja publicado muito em breve”, destacou.
Entretando, ele pontuou também que já ingressou na fase de ajustes finais e deverá ser publicado em breve.
Mas, a Polícia Militar, pelo visto, ainda não trabalha com uma data para a publicação do edital do concurso com todas as regras para ingresso. Por meio de sua conta oficial do Twitter oficial, a PM explicou que:
"...a fim de implementar o edital do concurso público da PMTO, o Governo do Tocantins determinou que fossem realizadas novas adequações técnicas, o que provocou alteração no cronograma de trabalhos inicialmente planejado, desenvolvido em conjunto entre a Comissão Organizadora do Concurso e o CEBRASPE."
Resumo do concurso PM TO
Órgão: Polícia Militar do Estado de Tocantins
Banca: Cebraspe
Cargo: soldado, músicos e técnicos na área da saúde
Requisito: nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 30 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
Vagas: mil
Status: cronograma em definição
Concurso PM TO já consta no PLOA 2021
Nesta semana, o governo do Tocantins anunciou a Proposta Orçamentária de 2021 para o próximo ano, que prevê a realização de oito novos concursos públicos no estado.
Entre eles, está o da Polícia Militar. O documento prevê diversas seleções, incluindo as da Segurança Pública. Embora o projeto seja apenas uma previsão e estimativa do governo, reservando recursos e orçamentos para estes fins, o da PM TO já pode ser dado como confirmado em virtude das últimas notícias.
Mas, o PLOA não traz quantidade de provimentos, tampouco estimativa da datas. O que ele cita é uma reserva de mais de R$11 milhões apenas para essa finalidade.
De acordo com o documento, os concursos TO previstos na Proposta Orçamentária do próximo ano são para os seguintes órgãos:
Tribunal de Contas do Estado (TCE TO);
Ministério Público do Tocantins (MP TO);
Assembleia Legislativa do Tocantins (AL TO);
Bombeiros TO;
Polícia Militar TO;
Polícia Penal TO;
Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins;
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).
O que é preciso para concorrer a soldado?
Para entrar na corporação e ocupar o cargo de soldado é preciso ter nível médio de escolaridade, além de idade entre 18 e 32 anos e altura de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres).
Poderão concorrer nesta seleção candidatos de ambos os sexos. O próximo concurso deve atrair um bom número de inscritos, já que o último foi anulado e não teve nenhum aprovado convocado.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!