Concurso PMERJ: veja como foram as provas deste domingo, 27

Na manhã deste domingo, 27, foram realizadas as provas do concurso PMERJ para soldados, em 121 locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Autor:Juliana Goes
Publicado em:27/08/2023 às 07:56
Atualizado em:27/08/2023 às 13:14

Neste domingo, 17, foram realizadas as provas do concurso PMERJ para soldados. Ao todo, a Polícia Militar do Rio de Janeiro convocou 119.599 candidatos para os exames.


Folha Dirigida por Qconcursos acompanhou, em tempo real, a realização das provas, que teve início às 9h e término às 13h (horário de Brasília DF).


Apesar do horário oficial, alguns polos registraram atrasos, como na Estácio de Nova Iguaçu. Neste caso, o exame teve início às 11h, com término às 15h.


Os exames foram aplicados em mais de 120 locais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Neste domingo, 27, candidatos tiveram que responder a 50 questões, que foram distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática Básica (dez);
  • Noções de Direitos Humanos (dez);
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
  • Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).

COBERTURA DAS PROVAS DO CONCURSO PMERJ 2023

13h - Provas encerradas, conforme edital, nos locais que não registraram atrasos.


12h35 - Candidatos já podem deixar local de prova com o caderno de questões. Exceção no polo da Estácio de Nova Iguaçu. Por lá, os concorrentes devem finalizar as provas apenas as 15h, desta forma, a saída será permitida a partir das 13h, e, com o caderno, após as 14h30.


12h22 - Candidatos seguem enviando relatos. Enquanto na Faetec de Nova Iguaçu candidatos não tiveram problemas com a organização, nas redes, candidato relata que houve atraso no polo de Campo Grande, com abertura dos portões somente após as 8h50.

"Não achei tão complicada, ainda mais em Legislação Administrativa e Penal, sendo a parte de Matemática a disciplina mais complicada. A organização aqui foi normal, sem problemas", disse Yuri de 21 anos, ao deixar o local de prova.
"Português e Matemática foram temas tranquilos, mas como eu costumo estudar para concursos militares, das Forças Armadas, a parte de Direito me dificultou um pouco, mas não tudo, Administrativo e Legislação estavam mais tranquilos. Aqui a organização foi tranquila, cheguei 8h20 o portão estava aberto. Hoje, eu faço a prova porque gosto da área Militar e vou fazer a do Exército também", contou David de 20 anos, ao deixar o local de prova.
"Terminei a prova da PM, português, legislação da PM e Noção de direitos humanos deu pra safar, mas meu amigo, matemática e noção de direito penal, que isso, matemática eu esqueci como faz conta e a noção de direito penal eu ia pela resposta mais bonita", disse candidato nas redes.

11h33 - Candidatos que deixam as provas comentam sobre o grau de dificuldade.

"Saí agora do local de prova e graças a Deus tudo ótimo. Português e Matemática estavam bem suaves e as matérias de Direito estavam medianas", disse Luan Ferreira, nas redes.
"A prova da PMERJ foi um mel, quem pegou, pegou", disse Lucas nas redes.

11h20 - PMERJ envia posicionamento da banca Ibade. Confira!

"O IBADE, por meio de sua assessoria, esclarece que o certame da PMERJ, que ocorre neste domingo, 27 de agosto de 2023, está sendo realizado em 122 locais de prova, sem qualquer tipo de intercorrência que possa ferir a lisura do processo seletivo.


No que concerne ao local de prova sito no Munícipio de Nova Iguaçu – Polo Estácio de Nova Iguaçu – presta-se o esclarecimento que, devido ao mau tempo, houve atraso na abertura dos portões e, consequentemente, no início das provas.


Necessário salientar que, a referida intercorrência não prejudicou os candidatos, tampouco a lisura do certame. Todos os candidatos alocados na referida unidade gozarão do mesmo tempo de prova que TODOS os demais.


Para além disso, esclarecemos que estes terão o mesmo tempo de prova que os demais candidatos, tendo sido observado.


Por fim, mister esclarecer que os portões da unidade foram fechados antes do início das provas nas demais localidades, restando improvável qualquer possibilidade de vazamento de conteúdo, ratificando-se, assim, a lisura do processo seletivo.


O IBADE permanece à disposição para o esclarecimento de outras dúvidas, porventura, existentes".


11h - Duas horas após o fechamento dos portões, conforme o edital, candidatos já podem deixar seus polos de prova. Na Estácio de Nova Iguaçu RJ, exames são iniciados, com previsão de término para as 15h.


10h42 - Quase 2h após o fechamentos dos portões e próximo da saída dos candidatos nos demais polos, na Estácio de Nova Iguaçu RJ, candidato relata à Folha Dirigida por Qconcursos, por meio das redes sociais, que ainda não recebeu o caderno de provas em sua sala.


10h20 - Aplicadores de prova e fiscais de sala começam a chegar no polo de prova da Estácio de Nova Iguaçu RJ.


10h15 - Enquanto as provas são aplicadas normalmente nos demais polos da Região Metropolitana, nas redes candidatos relatam que o exame ainda não teve início na Estácio de Nova Iguaçu RJ. Equipe de reportagem, que está no local, apurou que a organização tentou contatar pessoas para suprir aplicadores pelo valor de R$150 a diária. Mudança nas salas também seria outro motivo para os atrasos no local.

"Tá desorganizado demais, até agora tem gente que nem entrou", disse @gomezgiseele.

10h05 - Mais de 1h após o fechamento dos portões, informação é de que as provas não foram iniciadas no polo de prova da Estácio de Nova Iguaçu RJ. Candidatos aguardam dentro das salas por orientações.


9h53 - Nas redes, candidatos do polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ começam a relatar problemas.

"Concurso da pmrj, e essa banca da Ibade já se mostrou que é tosca pra organizar, na Estácio, portão só abriu 08:30 e agora 09:41h ainda estou na fila pra chegar na sala e fazer a prova. #ibade #pmrj #concurso".

9h45 - Equipe de reportagem, que está no polo de prova da Estácio de Nova Iguaçu RJ, recebeu a informação de que não há aplicadores de prova e fiscais de sala em alguns blocos. Folha Dirigida por Qconcursos tenta contato com a organização do concurso, o Ibade, e a PMERJ, para confirmação.


9h22 - Sala de prova começa a ser aberta no polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ e candidatos aguardam na chuva.

Acesso às salas da Estácio de Nova Iguaçu RJ

(Foto: Mateus Carvalho)


9h20 - No polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ, o Bloco C ainda não está aberto para o acesso dos candidatos, causando atraso para o início das provas no local.


9h14 - Com portões fechados, muitos candidatos ainda tentam acessar suas salas, no polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ. Fontes ligadas à organização afirmam que um tempo extra deverá ser dado para compensar esse atraso inicial.


9h04 - Apesar dos transtornos, portões são fechados e candidatos acessam suas salas no polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ. Até o momento, outros locais não registram problemas.


9h - Horário oficial para o fechamento dos portões e início das provas do concurso PMERJ. Candidatos poderão deixar os locais a partir das 11h (duas horas após o início dos exames).


8h55 - Após problemas, candidatos começam a entrar nas salas, no polo de prova da Estácio de Nova Iguaçu RJ.


8h50 - Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) candidatos encontram normalidade e acessam seus locais de prova na manhã deste domingo, 27.


8h45 - IMPORTANTE: Portões têm fechamento previsto para as 9h. Após duas horas do início, ou seja, 11h, candidatos poderão deixar seus locais de prova. Já o caderno de provas poderá ser levado pelos que ficarem até 30 minutos antes do término, ou seja, após 12h30.


8h35 - Apesar da abertura dos portões, candidatos seguem com problemas no polo de Nova Iguaçu RJ. As instalações da Estácio não estão abertas e os concorrentes aguardam no pátio da universidade, para poder ingressar nas salas. Conforme dados da PMERJ, estão reservadas 41 salas e, no local, são esperados 3.430 inscritos.

Estácio de Nova Iguaçu RJ (Foto: Mateus Carvalho)


8h29 - Após atraso de quase meia hora, portões são abertos no polo de prova de Nova Iguaçu RJ.


8h25 - Na Estácio de Nova Iguaçu RJ, policiais da PMERJ, que realizam a própria segurança do local, foram conferir o motivo do atraso para a abertura dos portões, já que a quantidade de pessoas começa a causar transtornos nas vias de acesso.


8h20 - Na Estácio de Nova Iguaçu RJ, candidatos falam sobre a expectativa para a realização das provas.

"Não vai ser uma prova nem difícil e nem fácil, acredito que será mediana. Minha preparação foi razoável, a gente nunca acha que está preparado. Em relação a outros concursos, eu acho que esse terá uma boa concorrência, vai ser um concurso bem competitivo", disse a candidata Taís.
"Não esperava o Ibade como organizador, mas mesmo não sendo uma banca muito difícil, não espero uma prova fácil", revelou Priscila. 

8h18 - No polo da Estácio de Nova Iguaçu RJ os portões ainda não foram abertos, deixando muitos candidatos impacientes.


8h12 - Equipe da Folha Dirigida por Qconcursos está em um dos locais de prova e confirma grande concentração de candidatos, antes do fechamento dos portões. O número de pessoas no local mostra a força do concurso PMERJ no Estado do Rio de Janeiro.


8h08 - Nas redes sociais, sucesso aos candidatos são frequentes:

"Vários amigos indo fazer a prova da Pmerj hj, desejo do fundo do meu coração o sucesso deles".
"Desejo toda sorte do mundo p pessoal que está indo fazer a prova da PMERJ".
"Deus abençoe meus amigos que vão fazer a prova da PMERJ hoje. Muita energia positiva pra eles".

8h – Portões dos locais de prova começam a ser abertos nos 121 locais distribuídos pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Conforme banca, fechamento ocorrerá às 9h.


7h55 - Candidatos chegam e aguardam a abertura dos portões em alguns locais de prova. 


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!

Concurso PMERJ tem provas aplicadas neste domingo, 27

(Foto: Mateus Carvalho)

Quer se preparar para concursos? Veja as novidades e seleções previstas na região Sudeste.


Como ser aprovado no concurso PMERJ?

Nesta etapa do concurso PMERJ, cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina. 


Todos que atingirem a pontuação serão convocados para as provas discursivas, que ocorrerão no dia 29 de outubro. Os participantes terão três horas para elaborar uma redação (texto dissertativo de 25 a 30 linhas). 


As provas valerão de zero a 100 pontos, sendo aprovado quem obtiver o grau mínimo de 50 pontos.


As próximas etapas do concurso serão:

  • 3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição no concurso público, de caráter eliminatório;
  • 4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
  • 5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • 6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
  • 7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • 8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório; e
  • 9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.

Os classificados ainda serão chamados para o curso de formação de soldados.

Concurso PMERJ oferece 2 mil vagas de soldados

Ao todo, a Polícia Militar do Rio de Janeiro oferece 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino. 


Há cotas para negros, indígenas e pessoas com hipossuficiência econômica. A seleção, no entanto, não reserva vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício do cargo de soldado.


O cargo de soldado da PM do Rio de Janeiro apresenta os seguintes requisitos:

  • nível médio completo;
  • idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia de inscrição do concurso (14 de junho), considerando a idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino; e
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.

Os aprovados terão ganhos conforme o momento de carreira. No Curso de Formação de Soldado da Policial Militar (CFSD), que tem duração de 12 meses, os alunos receberão R$2.956,41 (valor bruto).


Após a formatura, os soldados passarão para o salário inicial de R$5.233,88. A contratação será feita pelo regime estatutário, que garante a estabilidade do militar.


Além dos soldados, a PMERJ também tem concurso em andamento, com 67 vagas, para técnicos em enfermagem e médicos em diversas especialidades.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPolícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Salário

Até R$ 5.233,88

Cargos

1

Vagas

2000
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU Bloco 4 - Aula de Direito do Trabalho [Aula 8] | #MaratonaQC

Equipe Qconcursos