Concurso Polícia Científica PR: provas de 7 de maio são adiadas

Após recomendação administrativa do MPPR, o concurso Polícia Científica do Paraná teve suas provas adiadas e nova data ainda será revelada.

Concursos Abertos
Autor:
Publicado em:04/05/2023 às 08:12
Atualizado em:14/05/2023 às 18:04

Marcadas para o próximo domingo, 7, as provas do concurso Polícia Científica PR foram adiadas. O comunicado foi publicado pelo Instituto AOCP, organizador, na última sexta-feira, 28.

Conforme o documento, a medida segue uma recomendação administrativa relacionada a um procedimento preparatório do Ministério Público do Paraná (MPPR). O motivo, no entanto, não foi informado. 

Um nova data para a realização das provas ainda será informada, segundo a banca. 


Inicialmente marcadas para este mês, as provas do concurso Polícia Científica PR seriam realizadas nas cidades de Curitiba, Londrina e Cascavel, no Estado do Paraná. O exame de múltipla escolha teria 80 questões, sendo elas de:

Conhecimentos Básicos (35 questões)


Conhecimentos Específicos (45)


Para ser aprovado, os inscritos precisariam alcançar nota igual ou superior 50% da prova objetiva, assim como uma pontuação mínima definida para a redação.

Lembrando que, para a discursiva, somente seriam corrigidas as avaliações dos aprovados, na objetiva, conforme os limites do edital.

Os aprovados seriam convocados para as demais etapas, a serem realizadas em Curitiba, no Paraná.


Resumo sobre a seleção


Concurso Polícia Científica PR é de nível médio

Ao todo, a Polícia Científica do Paraná oferece 16 vagas para a carreira de agente auxiliar da perícia oficial. As oportunidades estão distribuídas por dois cargos, sendo eles auxiliar de perícia (sete) e de necropsia (nove).

Para concorrer na área de Necropsia, os interessados devem ter nível médio completo e curso técnico no eixo de Ambiente e Saúde, ou, verticalização correspondente ao eixo de Ambiente e Saúde, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Para a área de Perícia, o candidato deverá ter o nível médio completo mais o curso técnico no eixo de Gestão e Negócios, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura ou verticalizações correspondentes aos setores mencionados, conforme o CNCT.

Em todos os casos, além da escolaridade, é preciso apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B ou superior, em situação regular no Departamento de Trânsito (Detran).

Os aprovados terão ganhos iniciais de R$4.323,44 mais o auxílio-alimentação, no valor de R$600.

O concurso é regionalizado, com o objetivo de garantir disponibilidade de candidatos aptos à carreira em todas as regiões do Estado do Paraná.