Concurso Polícia Penal BA: conheça o perfil da banca FGV
Professora de Direito Penal do Qconcursos, Natalia Cezario, traz as principais características da banca FGV. Confira!
Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/06/2024 às 13:55
Atualizado em:06/06/2024 às 11:01
A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a banca responsável por organizar o próximo concurso Polícia Penal BA, que deve ofertar 287 vagas.
Para se preparar de maneira eficaz para as provas, a professora de Direito Penal do Qconcursos, Natalia Cezario, destaca algumas das principais características da banca organizadora do novo concurso.
Conheça o perfil da banca FGV
A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma das instituições mais renomadas quando se trata de organizar concursos públicos.
Segundo Natalia Cezario, “a FGV é, de fato, uma banca muito exigente, mas sempre de modo nivelado de acordo com o tipo de prova”.
A seguir, veja as principais características da FGV:
1. Adaptação às exigências de cada órgão e cargo almejados
A FGV é uma banca que possui a capacidade de ajustar as questões conforme as demandas específicas de cada concurso, ou seja, a cobrança dos assuntos varia conforme as especificidades.
Dessa forma, Natalia aconselha: “é necessária uma preparação estratégica para direcionar os estudos de modo correto, afinal, compreender a incidência de assuntos nos concursos policiais permitirá que implique esforços nos estudos de temas com maior relevância”.
2. Ênfase na língua portuguesa e interpretação de textos
Segundo a professora de Direito Penal, português e interpretação de textos, tem grande destaque em provas da FGV.
Além do conhecimento do conteúdo, é fundamental que os candidatos tenham habilidade na interpretação de textos, pois as questões que apresentam casos concretos, demandam a compreensão do enunciado.
3. Enunciados complexos e prolixos:
As questões elaboradas pela FGV tendem a ser complexas e longas, exigindo dos candidatos uma análise cuidadosa para identificar os pontos relevantes do enunciado.
“Os enunciados são complexos e prolixos, sendo uma prova longa e exaustiva, por isso a necessidade de treinar bem as questões no perfil da FGV”, explica Natalia.
4. Questões de múltipla escolha, geralmente com cinco alternativas
O modelo de prova adotado pela FGV geralmente consiste em questões de múltipla escolha, onde os candidatos devem escolher a alternativa correta dentre cinco opções.
5. Análise da lei seca em disciplinas do Direito
A FGV exige uma análise detalhada da legislação vigente, conhecida como "lei seca".
6. Dominar a parte geral do Direito Penal
Na disciplina de Direito Penal, a professora recomenda “estudar bem a parte geral, o que irá facilitar a compreensão da parte especial”.
Devido à natureza exigente da banca FGV, é essencial planejar os estudos de forma estratégica, com foco nos pontos mais relevantes e nas áreas de maior incidência nas provas.
Conheça o perfil das bancas e saia na frente nos concursos! Folha Dirigida por Qconcursos disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente e confira as características completas da FGV e mais!
Polícia Penal deve ter novo edital com 287 vagas
(Foto: Divulgação)
Como são as provas do concurso Polícia Penal BA
O último edital para agente penitenciário (atual policial penal), realizado em 2014, foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e compreendeu as seguintes etapas:
provas objetivas e discursivas;
exame de documentação;
avaliação psicológica;
exame médico;
Teste de Aptidão Física (TAF);
exames pré-admissionais; e
investigação social.
Os aprovados ainda realizaram um curso de formação, com bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.
As etapas que compreenderão o próximo concurso da Polícia Penal BA ainda não foram confirmadas. No entanto, tudo indica que seguirão a tendência do último edital.
Veja dicas de Língua Portuguesa com o professor Décio Terror e prepare-se para o concurso!