Qual a idade máxima para fazer o concurso da Polícia Penal MG?
Saiba se existe uma idade máxima para concorrer ao concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, que deve ter edital em agosto.
Autor:
Publicado em:30/07/2021 às 13:26
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
O Estado de Minas Gerais prepara um novo concurso com 2.420 vagas para Polícia Penal. A carreira, que exige o ensino médio completo, deve atrair milhares de inscritos. Uma das principais dúvidas dos interessados é se existe uma idade máxima para concorrer.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, NÃO há idade máxima para o concurso Polícia Penal MG. O exigido é ter, pelo menos, 18 anos.
Também não há uma altura mínima para se candidatar nem a necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, qualquer pessoa com mais de 18 anos e que tenha ensino médio completo poderá se inscrever para as vagas.
A oferta será para ambos os sexos na carreira de policial penal, antigo agente penitenciário. Ao todo, serão 1.944 vagas para homens e 476 para mulheres. Haverá cotas para deficientes.
Os salários iniciais são de R$4.631,25, para jornada de trabalho de 40 horas por semana. O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho.
Segundo o subsecretário de Inteligência e Integração do Estado, Christian Vianna, o concurso será estadual. As oportunidades não serão regionalizadas, ou seja, o edital não trará a distribuição da oferta por localidades. Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade penitenciária, a depender da necessidade.
O Instituto Selecon foi contratado como organizador do concurso. Ele será responsável por receber as inscrições e aplicar as primeiras etapas da seleção, como provas objetivas e discursivas.
Concurso Polícia Penal MG: edital previsto para agosto
Em agosto, deve ser divulgado o edital do concurso com 2.420 vagas para Polícia Penal de Minas Gerais. A previsão foi reafirmada por Christian Vianna, em transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 18 de julho.
A partir da contratação da banca organizadora do concurso, contam-se até 20 dias úteis para elaboração do edital. No entanto, o subsecretário de Inteligência e Integração afirmou que os trabalhos são para reduzir esse prazo e publicar o edital em agosto.
“O contrato com a empresa Selecon já foi assinado. Estamos em fase de elaboração de edital, com previsão máxima de 20 dias úteis. Mas, estamos correndo para fazer esse edital antes. Então, a previsão é que esse concurso chegue na segunda ou terceira semana de agosto”, disse Vianna.
O subsecretário também deixou a seguinte mensagem aos participantes: “Preparem-se porque o edital já está saindo, está muito próximo”. Em transmissão ao vivo realizada em 4 de julho, ele já tinha adiantado que o edital deveria sair em agosto.
Com o avanço nos trâmites do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve intensificar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Concurso Polícia Penal MG: provas estão previstas até outubro
Os concorrentes do concurso Polícia Penal MG serão submetidos a cinco etapas de seleção: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
Não será exigida prova de títulos. Os aprovados também passarão por curso de formação, a ser realizado em Belo Horizonte. Durante o período de aula, haverá concessão de uma bolsa de 50% do salário inicial da carteira.
Em transmissão ao vivo no dia 4 de julho, o subsecretário informou que, a primeira etapa do concurso, composta por prova objetiva e redação, deverá ser realizada entre o fim de setembro e início de outubro. A estimativa é que o concurso seja concluído somente em 2022.
“O processo será iniciado este ano e terminará apenas no fim do ano que vem. As provas objetivas e de redação serão entre fim de setembro e início de outubro”, afirmou.