Procon RJ tem novo concurso em pauta e pode preencher 101 vagas
Um novo concurso Procon RJ está em pauta e poderá ser realizado. A seleção foi citada no planejamento de custos para o período de 2024 a 2027.
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:05/03/2024 às 16:07
Atualizado em:05/03/2024 às 17:53
A realização de um novo concurso Procon RJ está em pauta e pode ocorrer dentro do atual quadriênio. A previsão consta no Projeto de Trabalho para Manutenção e Aprimoramento da autarquia.
O documento, que Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, revela que o Procon RJ planeja incluir o novo concurso nos custos e impactos do período de 2024 a 2027.
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro, inclusive, informa que a estimativa é realizar o provimento de 101 cargos de servidores efetivos.
Leia o trecho do documento:
Em resumo, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON-RJ submeteu um acréscimo de Expansão Solicitada, que foi deferido, sem se indagar em tal Nota Técnica um futuro novo concurso para repor os servidores de cargos efetivos, que está Autarquia pretende para planejar seus custos e impactos para 2024-2027.
O valor estimado julga-se necessário para custeio e manutenção das atividades operacionais, assim como a realização das obrigações de Pessoal e Encargos Sociais no Exercício de 2024, sem que se estimasse um custeio de nova folha adicional que seria necessária após a realização de um novo concurso público para ingresso de novos servidores de cargo efetivo.
Sendo assim, em caso de novo concurso, será necessário rever o pedido de expansão com o montante estimado de incremento estimado em mais de oito milhões além do que foi aprovado de EXPANSÃO SOLICITADA, para prover os estimados 101 cargos de servidores efetivos para um novo concurso público, com base na Lei n° 5.738/2010, de 07/06/2010 e seus anexos.
De acordo com dados do próprio projeto divulgado pelo Procon RJ, a autarquia atualmente conta com 297 colaboradores, sendo 137 estagiários, 82 servidores comissionados, 74 servidores concursados e um servidor requisitado.
O órgão revelou, ainda, que realiza, em média, aproximadamente 65 atendimentos presenciais por dia. Em 2022, foram 127.102 atendimentos realizados.
"Portanto, neste contexto os serviços públicos essenciais de proteção do consumidor para serem efetivos e de qualidade, devem ser executados por servidores efetivos e em cargos em comissão, para que haja a regularidade da entrega da prestação constitucional, bem como com suficiência e quadro de pessoal adequado", diz o documento do Procon RJ.
Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a autarquia para apurar mais detalhes acerca do novo concurso que está em pauta, mas não obteve retorno até o fechamento dessa reportagem.
O Procon RJ não realiza concurso para efetivos desde 2011, ou seja, já são 13 anos sem contratar novos servidores para realizar a reposição de pessoal na autarquia.
O edital trouxe vagas 181 em cargos de níveis médio, médio/técnico e superior.
Com 181 vagas, os cargos ofertados foram os seguintes
Nível médio
assistente administrativo/agente administrativo: 25 vagas; e
assistente técnico/agente de proteção e defesa do consumidor: 50 vagas.
Nível médio/técnico
assistente técnico/técnico em contabilidade: três vagas; e
assistente técnico/técnico em informática: três vagas.
Nível superior
especialista/analista de proteção e defesa do consumidor: 80 vagas;
analista administrativo/executivo público: dez vagas; e
especialista/advogado: dez vagas.
A banca organizadora foi a a Fundação Ceperj.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e curso de formação. Nas avaliações, foram cobrados conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.