Concurso Receita: 'contratação da banca está em andamento', diz órgão
A Receita Federal emitiu um comunicado e se manifestou sobre o processo de escolha da banca. Veja o que diz o órgão e os próximos passos!
Autor:
Publicado em:18/08/2022 às 11:33
Atualizado em:18/08/2022 às 11:33
Um dia após a banca do concurso Receita ter sido revelada pelo Sindifisco com exclusividade à Folha Dirigida, a Receita Federal divulgou um comunicado e se manifestou a respeito do processo. Segundo o órgão, a contratação ainda não foi efetivada.
A Receita informou que a contratação ainda está em andamento. Apenas após essa etapa, será iniciada a elaboração do edital, contendo a definição do conteúdo e datas.
"A Receita Federal vem por meio desta esclarecer que não autorizou divulgar, nem realizou a divulgação de informações sobre o processo para contratação de banca examinadora do concurso público para provimento dos cargos de Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários."
O órgão, em seu comunicado, ainda divulgou que as entidades sindicais não participam do processo de escolha da banca.
Vale destacar que, provavelmente, a Receita ainda não confirma o nome da banca oficialmente porque o contrato ainda não deve ter sido assinado. Mas, já há uma instituição definida.
Natália recebeu as informações do Deputado Luiz Miranda.
Segundo ela, a previsão é aplicar as provas na primeira quinzena de dezembro, com chances para acontecer nos dias 10 e 11 deste mês.
O edital deve sair em até 30 dias, ou seja, na segunda quinzena de setembro. Mas, ainda não há uma data definida.
Edital pode sair a qualquer momento
Embora esteja previsto para sair em 30 dias, o edital do concurso Receita não deve demorar para ser divulgado e pode surpreender. O próprio órgão já informou que a publicação pode acontecer a qualquer momento.
Esse prazo foi dado ao Sindifisco Nacional, após reunião realizada com o secretário da Receita Federal, Julio César.
"O concurso eles disseram que saí a qualquer momento, o edital, mas que não daria para cravar a data", disse o vice-presidente do Sindifisco, Tiago Barbosa.
A informação foi confirmada pelo sindicato à reportagem da Folha Dirigida.
Com isso, ficam anuladas as chances de nomeações ainda este ano.
Concurso Receita tem aval para 699 vagas
A autorização do concurso Receita finalmente foi publicada em junho. A portaria com o aval confirma o preenchimento de 699 vagas. As chances visam cargos de analistas e auditores, ambos de nível superior e com ganhos bem atrativos.
A portaria, assinada pelo secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, trouxe uma oferta que divide-se em:
Cargo
Escolaridade
Remuneração
Vagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$21.487,09
230
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil
Nível Superior
R$12.142,39
469
Total
699
As duas carreiras estão sem concurso há bastante tempo. O último edital de auditor é do ano de 2014, enquanto o analista está sem seleção para servidores desde 2012.