Concurso Receita: 'contratação da banca está em andamento', diz órgão

A Receita Federal emitiu um comunicado e se manifestou sobre o processo de escolha da banca. Veja o que diz o órgão e os próximos passos!

Autor:
Publicado em:18/08/2022 às 11:33
Atualizado em:18/08/2022 às 11:33

Um dia após a banca do concurso Receita ter sido revelada pelo Sindifisco com exclusividade à Folha Dirigida, a Receita Federal divulgou um comunicado e se manifestou a respeito do processo. Segundo o órgão, a contratação ainda não foi efetivada.

A Receita informou que a contratação ainda está em andamento. Apenas após essa etapa, será iniciada a elaboração do edital, contendo a definição do conteúdo e datas.

"A Receita Federal vem por meio desta esclarecer que não autorizou divulgar, nem realizou a divulgação de informações sobre o processo para contratação de banca examinadora do concurso público para provimento dos cargos de Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários."

O órgão, em seu comunicado, ainda divulgou que as entidades sindicais não participam do processo de escolha da banca.

Vale destacar que, provavelmente, a Receita ainda não confirma o nome da banca oficialmente porque o contrato ainda não deve ter sido assinado. Mas, já há uma instituição definida.

FGV será a banca do concurso Receita 2022

Com exclusividade à Folha Dirigida durante entrevista na última quarta, 17, a vice-presidente do Sindifisco, Natália Saraiva, confirmou que a FGV será a banca organizadora do próximo concurso da Receita Federal

Natália recebeu as informações do Deputado Luiz Miranda.

Segundo ela, a previsão é aplicar as provas na primeira quinzena de dezembro, com chances para acontecer nos dias 10 e 11 deste mês.

O edital deve sair em até 30 dias, ou seja, na segunda quinzena de setembro. Mas, ainda não há uma data definida.

app com tela da receita
Concurso da Receita Federal tem edital previsto para setembro
(Foto: Divulgação)

Edital pode sair a qualquer momento

Embora esteja previsto para sair em 30 dias, o edital do concurso Receita não deve demorar para ser divulgado e pode surpreender. O próprio órgão já informou que a publicação pode acontecer a qualquer momento.

Esse prazo foi dado ao Sindifisco Nacional, após reunião realizada com o secretário da Receita Federal, Julio César.

"O concurso eles disseram que saí a qualquer momento, o edital, mas que não daria para cravar a data", disse o vice-presidente do Sindifisco, Tiago Barbosa.

A informação foi confirmada pelo sindicato à reportagem da Folha Dirigida.

Concurso Receita: provimentos a partir de março

Outro ponto que já está definido é o prazo de provimento dos cargos do novo concurso da Receita Federal. Segundo o Ministério da Economia, o chamamento poderá acontecer a partir de março de 2023.

Com isso, ficam anuladas as chances de nomeações ainda este ano

Concurso Receita tem aval para 699 vagas

autorização do concurso Receita finalmente foi publicada em junhoA portaria com o aval confirma o preenchimento de 699 vagas. As chances visam cargos de analistas e auditores, ambos de nível superior e com ganhos bem atrativos.

A portaria, assinada pelo secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, trouxe uma oferta que divide-se em:

Cargo Escolaridade Remuneração Vagas
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Nível Superior R$21.487,09 230
Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil Nível Superior R$12.142,39 469
Total 699

As duas carreiras estão sem concurso há bastante tempo. O último edital de auditor é do ano de 2014, enquanto o analista está sem seleção para servidores desde 2012.

Leia mais na Folha Dirigida:

Concurso Receita Federal: quais são as disciplinas de auditor?
Concurso Receita Federal aceita tecnólogo? Descubra agora!
Concurso Receita Federal: concorrência é alta? Veja histórico!