Concurso RJPrev: comissão organizadora é formada para novo edital

Novo concurso RJPrev tem comissão organizadora formada nesta quarta-feira, 25. Oferta será para técnico e analista em previdência complementar!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:25/10/2023 às 08:42
Atualizado em:25/10/2023 às 10:34

Um novo concurso RJPrev teve seus preparativos iniciados. Nesta quarta-feira, 25, foi formada a comissão organizadora da seleção da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro.


Os nomes dos três integrantes da comissão foram publicados no Diário Oficial do Estado. Eles ficarão responsáveis pela definição das vagas, elaboração do edital e auxílio no processo de escolha da banca organizadora.


De acordo com a portaria que institui a comissão do concurso RJPrev, a oferta será para ingresso nos seguintes cargos:

  • técnico em previdência complementar; e
  • analista em previdência complementar.

O número de vagas, requisitos e salários de cada cargo ainda não foram revelados. Possivelmente será exigido o nível médio para técnico previdenciário complementar e nível superior para analista previdenciário complementar. 


No entanto, os requisitos ainda precisam ser confirmados. Folha Dirigida por Qconcursos está em contato com o RJPrev para apurar novas informações.


BlackNovember do QConcursos vem aí! Aqui você é VIP. Garantimos o menor preço da nossa história para você sair na frente e aproveitar a Black Friday antes de todo mundo. ACESSE AQUI! 

RJPrev forma comissão de novo concurso público

(Foto: Seplag/Fabricio Teixeira)


A estimativa é de que o concurso seja realizado em 2024, conforme consta na própria portaria de formação da comissão.


Para que o edital seja publicado, a RJPrev deverá concluir a contratação de uma banca organizadora. Uma instituição será escolhida para aplicar as etapas do concurso, como as provas objetivas.

O que é e o que faz o RJPrev?

A RJPrev é a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro, na forma autorizada pela Lei estadual nº 6.243, de 21 de maio de 2012.


Com a criação da entidade, todos os servidores civis de cargo efetivo que tomarem posse no Estado do Rio de Janeiro estarão submetidos às novas regras de aposentadoria e terão seus proventos limitados ao teto do INSS.


A lei estabelece que o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (RioPrevidência) pagará aposentadorias e pensões apenas até o valor do teto do INSS.


Já a RJPREV fica encarregada de complementar aposentadorias acima desse valor, em casos específicos.


Desta forma, apesar da similaridade, o RioPrevidência e o RJPrev são entidades diferentes e atuam de forma complementar.


Não há registros de concursos públicos para o RJPrev. Por isso, quem deseja participar da nova seleção pode se basear nas últimas provas para o RioPrevidência.

Como foi o último concurso RioPrevidência?

O último concurso RioPrevidência foi realizado em 2014. Na época, foram contempladas 85 vagas, sendo 50 para assistente e 35 para especialista previdenciário, com ganhos de R$2.866,64 e R$7.095,94, respectivamente.


Os candidatos foram avaliados por provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (somente para especialista).


O exame de múltipla escolha contou com 70 questões para o nível médio e 80 para o superior. Conforme a carreira escolhida, foram cobradas as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Direito (Constitucional, Administrativo, Previdenciário e Previdência Social);
  • Legislação Básica; e
  • Noções de Previdência Social.

A prova ainda teve perguntas de Conhecimentos Específicos para o nível superior. Além disso, os inscritos na função de especialista realizaram uma avaliação de títulos.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!