Após 20 anos, o Estado do Mato Grosso deve realizar um novo concurso para ingresso de efetivos na Secretaria de Saúde (SES MT). A informação foi passada pelo governador Mauro Mendes.
Recentemente, um processo seletivo foi aberto para contratação de temporários para Saúde. Segundo o governador, essa seleção não anulará o concurso para efetivos.
“Vamos sim fazer o concurso, mas para aqueles cargos necessários. Estamos preparando um trabalho de teste seletivo, conforme recomendou o Ministério Público, porque estamos ampliando muito as cirurgias eletivas e não temos gente para fazer isso. E o concurso pode demorar até um ano para finalizar, entre começar, publicar, seguir todas as fases e chamar todas as pessoas”, explicou.
O processo seletivo para temporários foi uma recomendação do Ministério Público para acelerar ações da Secretaria de Saúde. A oferta é superior a 2 mil vagas.
“Estamos fazendo um teste seletivo para preencher, de maneira mais rápida, algumas vagas em alguns hospitais, para que com esses novos profissionais possamos ampliar nossos atendimentos na área de cirurgia eletiva e de outras áreas”, afirmou Mauro, em entrevista à rádio CBN de Cuiabá.
A seleção oferece mais de 2,9 mil vagas temporárias para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, biomédicos, maqueiros, administradores, contadores, engenheiros, arquitetos e outros.
As oportunidades foram disponibilizadas em 18 unidades geridas diretamente pelo Estado. As inscrições para as vagas hospitalares ficam abertas até 17 de janeiro, pelo site do governo estadual.
Já as inscrições para as demais unidades deverão ser realizadas de 17 a 31 de janeiro. Para ambas as modalidades, é obrigatório o envio por anexo da documentação exigida em formato PDF.
Secretário dá detalhes do novo concurso SES MT
A realização do concurso Saúde MT foi anunciada no final do ano passado pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Na época, o titular da pasta informou que o processo de contratação da banca organizadora já estava sendo preparado.
“Já há uma decisão do nosso governo. O governador Mauro Mendes já autorizou e teremos, sim, o concurso na área da saúde em 2022. Estamos finalizando a preparação do edital para contratar a empresa para realizar, possivelmente, um dos maiores concursos da história deste Estado”, disse Gilberto.
O secretário ainda explicou que o governo do Estado já deveria ter publicado o edital. Porém, a pandemia da Covid-19 postergou os preparativos.
“Esse sempre foi um desejo do secretário de saúde, mesmo antes de assumir o cargo. No diagnóstico que fiz, Mato Grosso tem 19 anos desde o último concurso na área da saúde”.
Ele completou: “Fizemos, inclusive, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público nos comprometendo a realizar o concurso em um prazo de dois anos. Só que quando fizemos o TAC, nem imaginávamos que teríamos uma pandemia. E era impossível, em uma pandemia, fazer uma operação dessa magnitude”.
Estude para novos concursos com a Folha Cursos
Além da Secretaria de Saúde de Mato Grosso, outros órgãos preparam novos concursos para 2022. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!