O primeiro concurso para Secretaria de Assistência Social de Rondônia (Seas RO) está próximo de ser realizado. No último dia 22, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que atualiza o Plano de Carreira, Cargos e Remunerações (PCCR) para os servidores da pasta.
O texto garante a abertura de concurso público. A aprovação foi comemorada pela secretária de Assistência Social, Luana Rocha. Ela já orientou que a equipe técnica comece a preparação do edital, logo após a sanção do governador Marcos Rocha.
Por não dispor de quadro próprio, atualmente a pasta conta apenas com servidores cedidos e em comissão.
Ao encaminhar o projeto à Assembleia Legislativa, o governador destacou a importância do concurso público para a área de Assistência Social.
“A realização do concurso público possibilitará o aumento de servidores qualificados no corpo técnico da Seas, elevando o nível de qualidade das entregas à sociedade, além de garantir o exercício do princípio da continuidade do serviço público, mesmo após mudanças de gestões, de modo a beneficiar a Administração Pública com servidores mais experientes”, disse Rocha.
O objetivo do governo com a proposta é fortalecer a Política de Assistência Social em Rondônia com um quadro permanente de servidores, e ao mesmo tempo garantir a continuidade dos programas em execução a cada gestão estadual.
Concurso Seas RO já tem comissão formada
Desde março deste ano, o governo de Rondônia formou a comissão organizadora do concurso para a Seas RO. O grupo ficou responsável por levantar dados, estudos e elaborar um cronograma para realização dos procedimentos preparatórios do edital.
Além disso, os membros da comissão deveriam
- Identificar os dispositivos que necessitam ser atualizados e/ou revisados no Plano de Carreira, Cargos e Remunerações da Seas;
- Buscar informações acerca da instrução processual para a realização do concurso, mormente quanto à participação da SEGEP.
Como o plano de carreira já foi atualizado, o grupo passa agora a focar apenas nos preparativos do concurso.
A pasta ainda não confirmou quais serão os cargos ofertados e o número de vagas. Também não há informações sobre taxas, cronograma, salários e requisitos.
Tais detalhes devem ser definidos na elaboração do projeto básico do concurso, que funciona como um espelho para o edital. Esse documento será usado na escolha da banca organizadora.
Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas. Somente após a escolha da banca, o calendário do concurso poderá ser finalizado e o edital publicado.
Em 2020, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social realizou um processo seletivo para ingresso de temporários. As oportunidades foram para quem tinha o nível superior, nas seguintes áreas de Serviço Social; Psicologia; Sociologia.
Um requisito desejável para inscrição era ter atuado na administração pública anteriormente e/ou exercido a função no Sistema Único de Assistência Social.
Os aprovados tiveram jornada de seis horas diárias para receber remuneração mensal de R$2.393,97.
O processo seletivo foi composto por três etapas classificatórias. A primeira foi uma análise curricular e de memorial, com base nas informações enviadas no ato da inscrição.
Foram selecionados 30 candidatos para a segunda etapa que consistiu em uma prova teórica e/ou prática. Esses deveriam demonstrar seus conhecimentos acerca de:
- Redação de Documentos;
- Administração Pública;
- Sistema Único de Assistência Social.
Já terceira etapa do processo seletivo foi uma entrevista técnica e/ou comportamental, em que o participante teve que apresentar os documentos comprobatórios das informações da primeira etapa.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Além da Secretaria de Assistência Social de Rondônia, diversos outros órgãos preparam concursos para 2021 e 2022. Por isso, quem deseja ingressar no serviço público deve intensificar os estudos para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material de apoio e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!