A licitação para escolha da banca organizadora do novo concurso SEE MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) foi iniciada nesta quinta-feira, 13. Somente duas instituições enviaram propostas de preço para ficar à frente da seleção. Os dados foram consultados pelo portal de Compras do Estado.
Nessa primeira fase, os nomes das bancas participantes não são revelados. Cada instituição recebe apenas um código para ser identificada, de maneira a assegurar a transparência e idoneidade do processo. O lance de menor valor foi de R$20.860.472,00.
No último concurso para efetivos da SEE MG, que ocorreu em 2017, a Fumarc foi a organizadora escolhida. A banca é responsável por receber as inscrições da seleção em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
A publicação do edital do próximo concurso está prevista para maio deste ano. A oferta será de 19.871 vagas, conforme o projeto básico da seleção, ao qual Folha Dirigida teve acesso.
O projeto básico informa quais serão as áreas de cada cargo, requisitos, salários e carga horária. Confira na tabela abaixo atualizada:
Concurso SEE MG já tem estrutura de provas definida
De acordo com o projeto básico, o concurso SEE MG terá prova objetiva e prova de redação para todos os cargos. Também será aplicada uma prova de títulos, com exceção dos cargos de técnico da Educação e assistente técnico de Educação Básica.
A prova objetiva, por sua vez, terá 50 questões, divididas pelas seguintes disciplinas:
Já na prova de redação será necessário elaborar um texto dissertativo sobre tema inédito e atual.
Na prova de títulos, os candidatos poderão aumentar suas pontuações ao comprovarem especializações acadêmicas (como pós-graduações) e experiências profissionais.
No projeto básico inicial, o cargo de assistente técnico de Educação Básica também teria prova de títulos. No entanto, uma nova versão retirou a etapa.
A estimativa do governo é que o concurso atraia mais de 510 mil inscritos, sendo a maioria para os cargos de professor de Educação Básica e assistente técnico de Educação Básica.