Concurso Seeduc RJ: após aval, saem novas convocações de aprovados

Governo do Rio publica novas convocações de aprovados nos concursos Seeduc RJ de 2013 e 2014 para professores. Confira!

Autor:
Publicado em:30/01/2023 às 09:34
Atualizado em:30/01/2023 às 09:34

Poucos dias após a autorização para chamar 2 mil aprovados nos últimos concursos, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc RJ) já publicou a convocação de dezenas de professores I. A lista completa está disponível no Diário Oficial desta segunda-feira, 30. 

Os convocados são das disciplinas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas, sociais e suas tecnologias; e Ensino Religioso. A lotação será nas diferentes regionais do estado.  

Os candidatos deverão comparecer no local, dia e hora fixados na convocação, publicada no Diário Oficial. A apresentação será ao longo do mês de fevereiro.

Os professores deverão estar munidos de RG, CPF, PIS/PASEP, certidão de nascimento ou casamento, se for o caso, título de eleitor, CTPS, certificado de reservista, diploma de conclusão da graduação exigida no edital do concurso, histórico escolar, comprovante de votação das últimas eleições ou declaração expedida pelo TRE comprovando que se encontra quite com a Justiça Eleitoral.

Além de declaração firmada pelo candidato de ausência de antecedentes criminais, certidão criminal (Distribuidor Estadual), certidão da justiça federal (Distribuidor Federal), comprovante de residência e CREF para os candidatos às vagas de Educação Física.

Após serem habilitados pela Coordenadoria de Inspeção Escolar da Regional, os candidatos serão encaminhados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional - SPMSO/SES, para perícia médica admissional onde deverão apresentar os seguintes exames:

  • Hemograma completo;
  • Glicose, ureia, creatinina;
  • Hepatograma;
  • EAS;
  • Esquema vacinal atualizado: vacina antitetânica, Hepatite B (3 doses);
  • Audiometria;
  • Exame oftalmológico completo (Fundo de Olho, Tonometria e Acuidade Visual);
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes, para candidatos de ambos os sexos e com idade acima de 45 anos;
  • Eletrocardiograma, para candidatos de ambos os sexos, com idade acima de 40 anos;
  • Dosagem de PSA, para candidatos do sexo masculino acima de 40 anos;
  • Colpocitologia Tríplice, para candidatas do sexo feminino de qualquer idade;
  • Mamografia e ultrassonografia de mama (com no máximo 01 ano de validade), para candidatas do sexo feminino com idade acima de 40 anos;
  • Videolaringoscopia com laudo (validade de até 90 dias);
  • Teste ergométrico e Eletrocardiograma, para Docentes de Educação Física.

As grávidas deverão apresentar ultrassonografia obstétrica para caracterização da idade gestacional e normalidade da gestação.

Caso não compareçam no prazo de dez dias, os convocados serão considerados faltosos, sob pena de perda da vaga obtida no concurso.

Fachada da Seeduc RJ
Mais aprovados nos concursos Seeduc RJ são
convocados para posse (Foto: Divulgação)

O aval para convocação de 2 mil aprovados nos concursos Seeduc RJ de 2013 e 2014 foi assinado pelo governador Cláudio Castro no dia 25 de janeiro. 

Seeduc RJ já realiza estudos para novo concurso

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro informou à Folha Dirigida que já realiza estudos para um novo concurso Seeduc RJ para efetivos. O edital deve ser concluído depois do término da convocação dos aprovados nas seleções de 2013 e 2014. 

Veja a nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social da pasta à Folha Dirigida: 

"A Secretaria de Estado de Educação informa que, no momento, está completando a convocação dos aprovados no concurso dos anos de 2013 e 2014. Em breve a Seeduc estará concluindo os estudos para a montagem deste novo edital".

A titular da pasta, Patrícia Reis, disse que, mesmo com a autorização para convocação de 2 mil aprovados nos concursos, a secretaria trabalha para suprir o déficit de professores na rede

"Mesmo com o reforço dos novos servidores, vamos continuar trabalhando para suprir o déficit de professores na rede", afirmou a secretária de Educação, Patrícia Reis.

Logo após tomar posse no dia 1º de janeiro, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, declarou que a Educação será uma prioridade em seu novo mandato. De acordo com ele, um concurso para professores já está autorizado para 2023. O objetivo é preencher o déficit na rede estadual. 

"Temos um déficit de professores, principalmente em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Autorizei a preparar um concurso grande, sobretudo, para matérias em que a gente tem mais dificuldades. Será em 2023", disse o governador, em entrevista ao jornal Extra.

Conforme dados do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe RJ), a rede apresenta carência superior a 7 mil professores.