"Desejo boas-vindas a estes profissionais que estão chegando. Trabalhamos muito pra chamar esses profissionais, que há anos aguardavam por esse momento. Com muita responsabilidade e dedicação, estamos lutando para conseguir ter esses professores nas salas de aula. Essa é mais uma ação do governo em prol da educação e do compromisso do estado com sua população", afirmou o governador Cláudio Castro.
Destes novos nomeados, 37 foram aprovados no concurso realizado em 2013, e os demais 146 no concurso de 2014. Eles serão recebidos nas Regionais Administrativas da Seeduc em diferentes municípios no estado.
A secretária Roberta Barreto ressaltou que a efetivação desses profissionais é fundamental para garantir o acesso e a permanência dos alunos em sala de aula.
"A escola é um portal de transformação. Sou professora e sei a importância de termos esses profissionais na sala de aula. Esse trabalho é fundamental para toda a sociedade. É com muita felicidade que estamos conseguindo fazer essas nomeações. E o trabalho não para por aqui", disse a secretária.
A nomeação faz parte da convocação dos dois mil aprovados nesses concursos. Em breve, novos profissionais aprovados cumprirão as etapas previstas nos concursos e devem ser nomeados.
A BlackNovember do Qconcursos começou! Escolha estudar do jeito certo e seja aprovado com a ajuda de especialistas. ACESSE AQUI!
Seeduc RJ publica novas nomeações de aprovados nos últimos concursos
(Foto: Reprodução/Google Street View)
No dia 21 de agosto, a Secretaria de Educação e o Ministério Público do Rio de Janeiro firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando sanar a carência de professores na rede pública estadual.
A proposta é para que o governo conclua a convocação dos aprovados e realize um novo concurso público.
Segundo o acordo, o próximo edital deve ser publicado até este mês de novembro.
"A Seeduc, reconhecendo a vacância em cargos efetivos de professores, compromete-se a concluir a convocação do quantitativo de 2.000 candidatos aprovados em concursos públicos para docentes da rede estadual de ensino (...) como forma de sanar, parcialmente, a carência de professores atualmente existente", disse a secretaria por meio do TAC.
Apesar da previsão de novo concurso, a secretaria ainda não revelou número de vagas, especialidades e requisitos. Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a pasta para apurar tais informações.
Segundo a Assessoria de Imprensa, reuniões sobre o concurso estão sendo realizadas, mas não há nada definido até o momento.
A estimativa é que a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro tenha déficit de mais de 7 mil professores.
Desde 2022, que a secretaria tem estudos avançados para abertura de um novo concurso, com vagas efetivas. A expectativa é divulgar o edital após o término da convocação dos aprovados nas seleções de 2013 e 2014.
Sindicato lança campanha para cobrar edital
Em outubro, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe RJ) lançou uma campanha em defesa do concurso Seeduc RJ.
O objetivo era promover a valorização do funcionário público e combater a terceirização na Educação.
A campanha, que foi desenvolvida pela secretaria do Sepe RJ para assuntos ligados aos funcionários administrativos, combate ainda a Reforma Administrativa.
De acordo com o sindicato, os motivos para combater a terceirização e defender concursos são:
- terceirização custa mais caro aos cofres públicos e aos terceirizados;
- contratos de terceirização viram moedas de troca em acordos eleitorais;
- terceirizados possuem menos direitos;
- trabalho concursado: garantia de vínculo com a comunidade;
- educação como um processo coletivo: funcionários também educam.
A seguir, veja um dos panfletos da campanha:
(Foto: Reprodução Sepe RJ)
Nos últimos meses, a Seeduc RJ realizou a chamada de centenas de aprovados nos últimos concursos para professores, de 2013 e 2014.
O concurso de 2014, por exemplo, disponibilizou, inicialmente, 1.697 vagas para todas as disciplinas lecionadas na rede. Os destaques foram para 478 oportunidades de Matemática, 314 de Física, 245 de Filosofia, 124 de Sociologia e 140 de Inglês.
A banca organizadora foi a Fundação Ceperj. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e de títulos.