Concurso Sefaz CE: secretária promete mais um edital em 2021
A secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, prometeu mais um concurso Sefaz CE, desta vez com vagas para auditor fiscal adjunto.
Autor:
Publicado em:26/04/2021 às 10:15
Atualizado em:26/04/2021 às 10:15
O concurso Sefaz CE pode contar com dois editais ainda em 2021. Além da seleção que está prevista para os próximos dias, a secretária de Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, disse que pretende realizar mais um processo, desta vez com vagas para auditor fiscal adjunto.
Em reunião na última quinta-feira, 22, com membros do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf CE), a secretária afirmou que não teve como incluir o cargo no próximo edital, porque existe uma dúvida do ponto de vista legal quanto à realização da seleção para auditor fiscal adjunto.
Por isso, no último dia 5 de abril, a pasta enviou um ofício à Procuradoria Geral do Estado (PGE), a fim de que esta se manifeste acerca da dúvida criada.
"Dessa forma, a secretária Fernanda Pacobahyba confirmou o próximo concurso da Sefaz sem a inclusão do cargo de auditor fiscal adjunto, ao mesmo tempo em que ratificou a intenção de esperar a manifestação da PGE para proceder com a realização de seleção específica para este cargo", disse o sindicato.
Ainda segundo o Sintaf CE, caso o parecer seja favorável, a secretária se comprometeu em realizar, ainda este ano, novo concurso Sefaz CE para o cargo de auditor fiscal adjunto.
Apesar da declaração da secretária, o sindicato não concordou com os motivos apresentados. Por isso, afirmou que o seu Departamento Jurídico encaminhará à Procuradoria Geral do Estado um ofício expondo as razões para a realização do concurso para a carreira.
Concurso Sefaz CE pode ter dois editais em 2021
(Foto: Divulgação)
Concurso Sefaz CE terá edital com 100 vagas
O primeiro concurso Sefaz CE já está confirmado. Neste caso, serão oferecidas 100 vagas para as seguintes carreiras:
auditor fiscal da receita estadual;
auditor fiscal contábil-financeiro;
auditor fiscal jurídico; e
auditor fiscal de tecnologia da informação.
Para concorrer, será preciso ter o nível superior, sendo qualquer área para o auditor fiscal da receita estadual e na área específica para os demais cargos.
A remuneração mínima, conforme os valores de janeiro de 2020, pode chegar a R$16.045,30, já contando com as gratificações e prêmios por desempenho fiscal.
Os aprovados irão atuar com jornadas de 40 horas e em regime estatutário. As vagas serão imediatas e sem previsão de cadastro reserva.
"Não pretendemos formar cadastro de reserva, as nomeações serão imediatas devido à urgência da necessidade de pessoal", disse a secretária anteriormente.
Inicie seus estudos para o concurso Sefaz CE com Folha Cursos
O edital deve ser publicado ainda este mês. A informação foi dada no último dia 15 pela secretária Fernanda Pacobahyba.
Previsto para sair na primeira quinzena de abril, o edital atrasou por conta de ajustes na lei de cotas para negros, sancionada recentemente pelo estado.
"O Estado do Ceará aprovou, recentemente, uma lei de cota para negros e fizemos questão de adequar o edital para essa lei [...] os ajustes foram aprovados na Assembleia Legislativa hoje (15/04). Nossa ideia é que Cebraspe e comissão consigam entregar esse edital entre dez e 15 dias", disse a secretária.
Conforme o projeto básico do concurso Sefaz CE, os candidatos serão avaliados em até três etapas, sendo elas: provas objetivas, discursivas e de títulos. Os exames serão realizados na cidade de Fortaleza.
As provas ocorrerão em um único domingo, nos turnos da manhã e tarde. A primeira delas será a objetiva, que contará com 160 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos do tipo "certo" ou "errado".
Por sua vez, as provas discursivas serão compostas por duas questões, com até 20 linhas cada, e um estudo de caso, com até 45 linhas.
Somente serão corrigidas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva classificados em até três vezes a quantidade de vagas ofertadas para cada cargo
"Em um total de 300 correções, respeitados os empates na última posição", diz o projeto básico.
A terceira e última etapa será a prova de títulos, que será aplicada aos candidatos aprovados nas fases anteriores.