Concurso Sefaz MT 2022: comissão organizadora é formada
Secretaria de Fazenda do Mato Grosso avançou nos preparativos do concurso Sefaz MT 2022 e formou a sua comissão organizadora. Veja!
Autor:
Publicado em:04/03/2022 às 15:20
Atualizado em:04/03/2022 às 15:20
A Secretaria de Fazenda do Mato Grosso avançou nos preparativos do seu novo concurso público. A comissão organizadora foi formada visando a publicação de um novo edital em 2022.
A comissão especial foi instituída para promover a organização, acompanhamento e fiscalização do concurso Sefaz MT. A seleção visará o provimento de cargos de fiscal de tributos estaduais.
De acordo com a portaria, cinco servidores fazem parte da comissão:
O documento ainda indica as atribuições dos membros da comissão organizadora, que ficarão responsáveis por:
► coordenar o processo de contratação da banca organizadora;
► fornecer informações à empresa responsável pelo edital;
► fiscalizar a prestação de serviços da banca organizadora;
► coordenar a elaboração do edital;
► analisar e validar o cronograma do certame;
► acompanhar o julgamento dos pedidos de isenção de taxa de candidatos;
► apontar falhas e irregularidades na execução do serviço da organizadora; e
► responder sobre questionamentos pertinentes ao novo edital.
Quantas vagas terá o concurso Sefaz MT?
Recentemente, no segundo semestre de 2021, novidades do concurso Sefaz MT foram divulgadas. Uma delas foi sobre a oferta, com a possibilidade de serem ofertadas de 40 a 50 vagas. O edital estava previsto para sair até dezembro, mas atrasou.
Também foi confirmado que seria autorizado o acompanhamento do processo pelo Sindifisco do Mato Grosso.
Entretanto, este quantitativo pode ser maior, haja vista que, em 2020, o Plano de Trabalho Anual previa 100 vagas para a carreira de agente de tributos estadual.
Estudos em fase final e edital em 2022
Após o governo do estado anunciar os editais da Segurança Pública, em 2021, o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, falou sobre o concurso Sefaz MT. Segundo ele, os estudos estariam em fase final, ou seja, bem adiantados.
Ttambém de acordo com o chefe da pasta, o edital para provimentos na Secretaria de Fazenda estaria previsto para sair apenas em 2022.
As falas do secretário de Fazenda Rogério Gallo foram dadas em fala ao portal Olhar Direto.
"Devemos também fazer concurso na área de fiscais de tributos estaduais. Há mais de dez anos que isto não ocorre. No ano que vem, vamos ter uma retomada de alguns certames para áreas carentes do estado", pontuou o secretário.
Gallo não falou sobre quantitativo de vagas ou de quando devem ser iniciados os preparativos da próxima seleção. Sobre o impacto orçamentário com a realização do novo concurso da Sefaz MT, o secretário garante que o crescimento do estado vai favorecer a seleção.
"Teremos dinheiro para pagar. O governador não dá um passo sem que tenha previsão orçamentária e segurança de que aquilo será sustentável a longo prazo".
Como foi o último concurso Sefaz MT?
A Sefaz MT não realiza concurso desde 2009, quando publicou seu último edital é de concurso para agente de tributos estaduais. Na época, foram oferecidas 85 vagas, sendo 77 para ampla concorrência e oito para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE).
Para concorrer, foi preciso apresentar diploma de nível superior completo em qualquer área. Na época, o valor inicial da carreira era de R$5.158,11. A seleção teve a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) como banca organizadora.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 100 questões. Deste total, 40 foram de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos, com a seguinte distribuição:
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Matemática, Estatística
História Política e Econômica de Mato Grosso
Geografia de Mato Grosso
Conhecimentos Específicos
Direito Tributário
Legislação Específica Estadual
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Empresarial
Direito Penal
Contabilidade
Já conhece o Clube da Folha? Venha fazer parte deste grupo e contar com diversos benefícios!