Concurso Seinfra RJ: governo estuda abrir 200 vagas este ano
O Governo do Rio de Janeiro e uma Subcomissão estudam a possibilidade de realizar um novo concurso Seinfra RJ para 200 vagas.
Autor:
Publicado em:11/03/2022 às 09:03
Atualizado em:11/03/2022 às 09:03
O Governo do Estado do Rio de Janeiro estuda abrir um novo concurso Seinfra RJ com, pelo menos, 200 vagas. A seleção prevista constaria com oportunidades para engenheiros, arquitetos e técnicos de edificação e ocorreria ainda este ano.
O intuito é repor os quadros de servidores que se aposentaram. A informação foi antecipada ao Extra pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. Segundo ele, a iniciativa é importante para impulsionar o desenvolvimento do Estado do Rio, tendo em vista a grande quantidade de obras previstas para os próximos anos.
"Não há como pensar o futuro do Rio de Janeiro sem pensar em concurso público. Temos necessidade de engenheiro, arquiteto e técnico de edificação, e vamos trabalhar para isso. Por se tratar de concurso, é preciso primeiro atravessar a Secretaria de Fazenda, e vamos lutar para que não comprometa o Regime de Recuperação Fiscal", disse.
O secretário acredita que, em até 60 dias, o pedido de abertura de concurso vai estar na mesa da Secretaria de Fazenda para análise. Com o Estado do Rio deseja reingressar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a seleção só deve contar com vagas para a reposição de cargos.
Na última quinta-feira, 10, a realização de concursos também foi levantada pela Subcomissão de Tributação e Orçamento da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em audiência pública para discutir o Pacto RJ.
O deputado Luiz Paulo (Cidadania), presidente da Comissão de Tributação da Casa, argumentou que o concurso deve ocorrer para manter o funcionamento da máquina pública.
"As contas de controle devem ser assinadas por servidores de carreira, não por funcionários comissionados, como acontece e mvários setores públicos. Hoje, a pasta trabalha com muitos funcionários extraquadro, em parcerias com universidades, o que não deixa de ser uma terceirização do profissional o que, no longo prazo, pode não ser bom para o estado", afirmou o parlamentar.
Concurso IEEA RJ foi solicitado em 2020
Em 2020, o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro, que é vinculado à Seinfra RJ, pediu um novo concurso IEEA RJ.
O pedido de edital foi para o preenchimento de 35 vagas. Na ocasião, o IEEA RJ afirmou que tinha 600 cargos previstos em lei. No entanto, o efetivo atual era de, aproximadamente, 210 servidores.
Na época, a seleção seria destinada aos profissionais de nível superior (Engenharia ou Arquitetura). Conforme o processo, as 35 vagas estavam distribuídas pelas seguintes carreiras:
Arquiteto (18 vagas);
Engenheiro civil (oito vagas, sendo cinco de estrutura e três hidrossanitário);
Engenheiro eletricista (quatro);
Engenheiro mecânico (três); e
Engenheiro de segurança do trabalho (duas).
Segundo relatório do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro, as oportunidades foram oriundas de falecimentos de servidores e aposentadorias. Nos últimos anos, foram seis saídas em 2017 e 14 nos anos de 2018 e 2019.
Prepare-se para concursos com a Folha Cursos
Último edital do IEEA RJ completa 11 anos
O último edital publicado pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro completará, em 2022, 11 anos. O documento foi divulgado em 2011, com uma oferta de 40 vagas.
Todas as oportunidades foram de nível superior, sendo distribuídas pelos cargos de engenheiro civil (Edificações - 18 vagas; Estruturas - quatro; Instalações Prediais - duas; Geotécnica - duas; e Geologia - uma), engenheiro elétrico (duas), engenheiro mecânico (uma) e arquiteto (dez).
Na época, o salário inicial era de R$4.229,76, para jornada de 40 horas. O concurso teve a organização da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos. Na primeira etapa, foram cobradas 50 questões de: Língua Portuguesa (dez), Legislação (dez) e Conhecimentos Específicos (30).
Os aprovados, com no mínimo 50% de acertos e classificados em até cinco vezes o número de vagas, realizaram as demais etapas. Após a homologação, o concurso ficou válido por dois anos, cabendo prorrogação. Confira aqui o edital de 2011 na íntegra!