Concurso Sejusp MG: sai edital com 270 vagas de agente socioeducativo
Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais realiza concurso com 270 vagas para agente socioeducativo. Confira os detalhes!
Autor:
Publicado em:05/08/2022 às 08:57
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10
O edital do concurso Sejusp MG para agentes socioeducativos foi publicado nesta sexta-feira, 5. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais oferece 270 vagas efetivas para o cargo, que exige o ensino médio completo.
Há oportunidades para homens, mulheres e pessoas com deficiência. Confira a distribuição na tabela abaixo:
Ampla concorrência
Pessoas com deficiência
Total
Masculino
219
24
243
Feminino
24
3
27
Total
243
27
270
A carreira de agente socioeducativo tem como requisito apenas o ensino médio completo. A comprovação da escolaridade será feita no ato de posse.
A remuneração inicial é de R$5.097,15 para jornada de 40 horas por semana. A contratação será pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Os aprovados serão lotados nas unidades socioeducativas da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE), atendendo às necessidades da administração e conforme escolha do candidato a ser realizada no ato da posse.
Os agentes socioeducativos têm as seguintes atribuições: exercer atividades de vigilância e escolta nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - SUASE -, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade.
Além de garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.
Concurso Sejusp MG terá inscrições a partir de outubro
O primeiro passo será o preenchimento do formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$80. O pagamento poderá ser feito até 4 de novembro.
Poderão solicitar a isenção da taxa: desempregados e membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico).
Para isso será necessário completar o requerimento específico e enviar a documentação comprobatória das condições, de 5 a 7 de outubro, pelo portal do IBFC.
Provas do concurso Sejusp MG serão em dezembro
O concurso Sejusp MG será composto pelas seguintes etapas:
Prova objetiva e de redação;
Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica;
Exames médicos;
Prova de Condicionamento Físico;
Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada;
Curso de Formação Técnico Profissional.
As provas objetivas e de redação estão marcadas para o dia 18 de dezembro.
A aplicação será nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.
Na parte objetiva, serão cobradas 60 questões distribuídas pelas disciplinas de:
Língua Portuguesa: 10 questões;
Raciocínio Lógico: 5 questões;
Informática Básica: 5 questões;
Noções de Direito: 10 questões;;
Direitos Humanos: 10 questões;
Legislação Especial: 20 questões.
Os concorrentes ainda deverão elaborar uma redação. Somente terão as provas discursivas corrigidas 1.215 candidatos do sexo masculino com as melhores pontuações na objetiva e as 135 candidatas do sexo feminino.
A prova de condicionamento físico, que deve ocorrer em maio de 2023, cobrará a execução dos exercícios de: barra fixa; abdominal; salto em distância; e corrida de 12 minutos.
O resultado final e a homologação do concurso estão previstos somente para março de 2024. O prazo de validade será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
A Sejusp MG também realiza processo seletivo com 3.506 vagas para agentes penitenciários temporários. Confira os detalhes aqui!