Concurso Sejusp MG para socioeducativos está aprovado, diz secretaria
Em resposta à Folha Dirigida, Secretaria de Justiça e Segurança Pública confirma que concurso para agente socioeducativo está aprovado.
Autor:
Publicado em:12/08/2021 às 11:30
Atualizado em:12/08/2021 às 11:30
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais confirmou que um novo concurso para agentes socioeducativos está aprovado. A informação foi passada à Folha Dirigida pela Assessoria de Imprensa da pasta na quarta-feira, 11.
“No momento não temos mais detalhamentos sobre o concurso para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativo. A informação disponível é de que ele foi aprovado”, consta em nota enviada à reportagem.
Em transmissão ao vivo no início de julho, o subsecretário de Inteligência e Integração da Sejusp MG, Christian Vianna de Azevedo, revelou que os preparativos do concurso estão em andamento.
De acordo com ele, o número de vagas está em análise pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase). Quando esse levantamento for concluído, o edital poderá ser publicado.
“O concurso para agente socioeducativo está em análise final pela Suase quanto ao número de vagas. Tão logo essa análise seja concluída, o edital sai. Está muito próximo de sair. Ele está praticamente todo pronto”, disse Christian Vianna.
A princípio, foram anunciadas 270 vagas para carreira de agente socioeducativo. No entanto, após essa análise da Secretaria, o quantitativo de oportunidades poderá ser alterado.
O cargo tem como requisito apenas o ensino médio completo. As remunerações iniciais são de R$4.098,45. O nome da banca organizadora do concurso Sejusp MG para agente socioeducativo ainda não foi informado.
Em 2013, na última seleção para ingresso na carreira, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o organizador. Na ocasião, foram abertas 820 vagas, com reserva para pessoas com deficiência.
Os concorrentes foram avaliados por prova objetiva e redação; prova de condicionamento físico por testes específicos; exame psicológico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada; exames médicos; curso de formação técnico-profissional.
A expectativa é que essa estrutura seja mantida. Dessa maneira, os interessados já têm um norte para os estudos.
Concurso Polícia Penal MG terá oferta de 2.420 vagas
A Sejusp MG tem três concursos programados para 2021. O primeiro para auxiliar educacional já teve edital divulgado. As demais seleções serão abertas para agente socioeducativo e para Polícia Penal do Estado.
O concurso para Polícia Penal MG terá o total de 2.420 vagas, sendo 1.944 para o sexo masculino e 476 para o sexo feminino.
Todas as chances serão para carreira de policial penal (antigo agente penitenciário), que exige o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Os salários iniciais são de R$4.631,25, em início de carreira, para jornada de trabalho de 40 horas por semana.
O período poderá ser cumprido em escala de plantão, conforme a necessidade do trabalho. Conforme informado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas, o edital está previsto para agosto.
O subsecretário de Inteligência e Integração da Sejusp MG, Christian Vianna de Azevedo, revelou que a primeira etapa do concurso, composta por prova objetiva e redação, deverá ser realizada entre o fim de setembro e início de outubro.
A previsão é que o concurso seja concluído apenas em 2022. Os candidatos serão avaliados por cinco etapas: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).
Os aprovados ainda serão submetidos a um curso de formação.
Estudos para o concurso Polícia Penal MG 2021
Com o avanço nos preparativos do concurso, quem deseja ingressar no cargo de policial penal de Minas Gerais deve intensificar os estudos.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.