A Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag MG) e a Fundação João Pinheiro preparam um novo concurso para a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Nesta terça-feira, 26, foi publicado no Diário Oficial do Estado o extrato de contrato com a Fundação Cefetminas para a organização da seleção. A Fundação será responsável por operacionalizar e receber as inscrições do concurso em seu site.
Anualmente, o concurso Seplag MG é realizado para ingresso na carreira EPPGG. A seleção ocorre em duas etapas: a primeira é o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, composto por provas objetivas e de redação.
A segunda fase consiste em um curso de graduação em Administração Pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro.
Para ingressar na carreira EPPGG é preciso ter concluído o curso de graduação. Em 2021, a remuneração inicial era de R$5.451,65 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. A contratação é pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia.
Os especialistas em políticas públicas e gestão governamental são responsáveis pela formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Também pelas atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade.
Assim como pela modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Os aprovados são lotados no quadro de pessoal da Seplag MG e seu exercício pode se dar em qualquer unidade administrativa da secretaria.
Provas do Enem 2022 estão marcadas para novembro
Ainda não há informações sobre quando o edital do novo concurso Seplag MG será publicado. Porém, não deve demorar já que a primeira etapa da seleção será composta pelas provas do Enem 2022, que estão marcadas para novembro.
As avaliações estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia será cobrada uma redação mais questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
No segundo dia, os exames serão compostos por questões de Ciências da Natureza e de Matemática.
Esse cronograma, por sua vez, está atrelado às datas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Se for alterado, o andamento do concurso para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais será influenciado.
No concurso Seplag de 2021, foi eliminado o candidato que não conseguiu no Enem, no mínimo, 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.