O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, autorizou a realização de um novo concurso para a SES MS (Secretaria de Estado de Saúde). O aval para preenchimento de 201 vagas efetivas foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 11.
As oportunidades serão para carreiras dos níveis médio e superior. Confira a divisão por nível de escolaridade:
Nível médio:
- Assiste de Serviços de Saúde: 50 vagas;
- Técnico de Enfermagem: 3 vagas;
- Técnico de Laboratório: 5 vagas;
- Agente Condutor de Veículos: 3 vagas.
Nível superior:
- Auditor de serviços de saúde: 14 vagas;
- Fiscal de vigilância sanitária: 7 vagas;
- Analista de Desenvolvimento Profissional: 6 vagas;
- Arquiteto: 1 vaga;
- Assistente social: 4 vagas;
- Biólogo: 4 vagas;
- Cirurgião Dentista: 5 vagas;
- Enfermeiro: 27 vagas;
- Farmacêutico: 3 vagas;
- Farmacêutico-bioquímico: 20 vagas;
- Fonoaudiólogo: 1 vaga;
- Gestor de Serviços de Saúde: 18 vagas;
- Médico: 13 vagas;
- Nutricionista: 2 vagas;
- Psicólogo: 5 vagas;
- Médico Veterinário: 1 vaga;
- Sanitarista: 9 vagas.
Os salários não foram informados. O governo também não anunciou o prazo para publicação do edital. Mas a expectativa é que o documento seja divulgado nos primeiros meses de 2022.
A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD MS), em conjunto com a SES, será responsável pela organização do concurso, estabelecendo as normas e procedimentos para seleção dos candidatos.
Uma licitação também deve ser realizada para contratar uma banca especializada em concursos. A instituição escolhida ficará responsável por receber as inscrições, formular, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como as provas objetivas.
TCE recomenda novo concurso SES MS para efetivos
Em novembro de 2021, o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE MS) expediu uma recomendação para abertura de novo concurso SES MS para ingresso de servidores efetivos.
Segundo o documento, há necessidade de reformulação do quadro de pessoal. O TCE solicitou ao gestor para que providencie as medidas, no prazo de dois meses, para realização de concurso público para funções típicas do quadro permanente.
São elas: coordenadores administrativo, de extensão, financeiro e técnico-docente da Escola Pública de Saúde Dr. Jorge David Nasser.
E 2020, em meio a pandemia do Coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde, realizou processo seletivo para contratação de 31 profissionais temporários. O edital trouxe oferta para os seguintes cargos de nível superior:
- Enfermeiro (12 vagas);
- Biólogo (duas);
- Biólogo – Entomologia (uma);
- Médico – Clínica Médica (duas);
- Epidemiologista (três);
- Farmacêutico bioquímico (sete);
- Veterinário (uma);
- Fisioterapeuta (uma);
- Assistente social (uma); e
- Psicólogo (uma).
Para médicos na especialidade clínica médica a remuneração mensal será de R$6.639,23. Os demais cargos têm ganhos de R$3.412,14. Todos com carga semanal de trabalho de 40 horas.
Os candidatos do processo seletivo SES MS foram avaliados por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, com base nas informações prestadas na inscrição.
Cursos de pós-graduação em nível de especialização, por exemplo, valeram um ponto. Já a experiência profissional em determinadas áreas somou até quatro pontos para cada seis meses de atuação comprovada.
Os participantes também foram pontuados por participação em cursos na área do respectivo cargo, valendo dois pontos.
Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos
Além da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, outros órgãos pelo país preparam novos concursos para 2022. Por esse motivo, quem deseja ingressar no serviço público deve manter a preparação em dia para as provas.
Você sabia que a Folha Dirigida tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!