Concurso SME Rio: secretário anuncia 1.240 novas contratações
Secretário municipal de Educação confirma contratação de 1.240 novos professores para a rede de ensino. Ingresso deve ocorrer até março!
Autor:
Publicado em:14/02/2023 às 15:13
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, anunciou nesta terça-feira, 14, a contratação de 1.240 novos professores para a rede de ensino. A estimativa é que o ingresso ocorra até o final de março.
Do total de contratações, 570 serão de professores aprovados nos últimos concursos da Secretaria Municipal de Educação (SME Rio) para efetivos e 670 serão professores temporários.
"A gente vai sentir esse efeito positivo nas escolas nas próximas semanas. A gente está correndo ao máximo aqui na prefeitura, com todo o trâmite administrativo, financeiro, para que isso esteja sendo executado com a maior brevidade possível", destacou o secretário, em vídeo publicado nas redes sociais da SME Rio.
Além das novas contratações, 10 mil professores da rede também aderiram ao programa de horas extras. O que deve ajudar a reduzir o déficit de docentes no município.
Porém, o secretário revelou que pretende resolver o problema da falta de professores no longo prazo. O que deve incluir a realização de novos concursos para efetivos.
"A gente quer garantir que, ao longo do ano letivo e nos próximos, de uma vez por todas, esse desafio seja superado", disse, em entrevista à TV Globo.
SME Rio se prepara para contratar mais de mil novos professores (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
Um novo concurso SME Rio para ingresso de efetivos já foi incluído no planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os estudos são para que a oferta contemple os níveis médio e superior. Veja quais carreiras estão cotadas:
Nível médio:
Agente de apoio à Educação Especial;
Secretário escolar.
Nível superior:
Professor de Educação Infantil;
PEF - anos iniciais (3ª , 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 11ªCRE's);
PEF - Educação Física;
PEF - artes Cênicas/Plásticas/ Ed. musical;
PEF - Geografia;
PEF - Matemática.
A lista de cargos por nível de escolaridade consta no termo de referência para os próximos concursos da Prefeitura do Rio, ao qual Folha Dirigida teve acesso. O número de vagas por cargo e as remunerações iniciais ainda não foram informados.
FGV deve ser banca do novo concurso SME Rio
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora de novos concursos da Prefeitura do Rio de Janeiro até 2024. Um dos editais que estão previstos para divulgação é para Secretaria Municipal de Educação (SME).
Como banca, a FGV será responsável por receber as inscrições do concurso, além de viabilizar e aplicar as etapas.
Com exceção de secretário escolar, que terá somente provas objetivas, todos os cargos do concurso para SME Rio terão a cobrança de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Somente para professor (em todas as especialidades) haverá também uma prova de títulos, em que os candidatos receberão pontos por especializações acadêmicas e experiências profissionais.
De acordo com o termo de referência, que funciona como um espelho para o edital, a estimativa é que o concurso tenha 206 mil inscritos, sendo os maiores números para professor de Educação Infantil, agente e secretário.
O último concurso para efetivos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro ocorreu em 2019. Foram disponibilizadas 1.652 vagas para professores adjuntos de Educação Infantil.
O cargo teve como requisitos: ensino médio completo; mínimo de 18 anos completos na data da assinatura do contrato; e não ter firmado contrato temporário nos últimos 24 meses com a Prefeitura do Rio.
A remuneração do cargo é de R$1.350,63 para jornada de trabalho de 40 horas por semana. As contratações serão feitas pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogadas por três meses.
As inscrições ficaram abertas até o dia 22 de dezembro. A seleção para a SME Rio foi realizada em etapa única: avaliação de títulos e experiências profissionais informadas na candidatura.