Com um novo concurso TC DF autorizado e iminente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal terá mudanças na sua estrutura. O Projeto de Lei (PL) que altera os cargos do órgão foi sancionado e as modificações já valerão para o próximo edital, que está iminente.
A sanção foi confirmada nesta quinta-feira, 4, em publicação no Diário Oficial do DF. O PL havia sido aprovado na Câmara no início de abril e poderia avançar a qualquer momento.
O texto modifica as nomenclaturas dos cargos e os requisitos de escolaridade exigidos. Este é um fator importante e de muita atenção para quem vai participar do próximo concurso TC DF, já autorizado e com preparativos em andamento.
Veja como era e como ficam as nomenclaturas:
O cargo de técnico administrativo de controle externo passará a ser o único de nível médio, enquanto os demais terão exigência de nível superior.
Novo concurso TC DF escolhe banca
Um novo concurso TC DF já está autorizado e contemplará as áreas fim e meio. O aval foi confirmado pelo próprio tribunal após aval do Plenário. Segundo o órgão, a decisão libera a abertura dos procedimentos preparatórios e licitatórios.
Entretanto, ainda não foi definido o quantitativo de vagas. O objetivo, segundo o TC DF, é "evitar o comprometimento das atividades finalísticas e de suporte ao funcionamento da Corte de Contas."
No primeiro semestre de 2022, o ex-presidente do TC DF, Paulo Tadeu, anunciou a realização de um novo concurso público, que não avançou. A expectativa é de que o próximo edital já seja publicado com as mudanças atuais.
Havia, inclusive, a expectativa de que a seleção pudesse ser lançada em 2022.
Recentemente, nos últimos dias de abril, uma novidade foi divulgada: o órgão deu início ao processo de escolha da banca organizadora.
O trâmite do processo foi enviado pela Secretaria de Gestão de Pessoas à Secretaria-Geral de Administração na última quinta-feira, 27.
Concurso TC DF de técnico e analista
O TC DF não realiza concurso para os cargos de técnico e analista desde 2014, quando um edital foi divulgado pelo próprio Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta foi de 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista.