Concurso TCE AM: presidente fala sobre novos editais

Após assumir presidência do tribunal, conselheiro Érico Desterro reconhece a possibilidade de realizar novos concursos TCE AM em sua gestão.

Autor:
Publicado em:18/01/2022 às 11:16
Atualizado em:18/01/2022 às 11:16

O Conselheiro Érico Desterro assume, a partir deste ano, a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. Durante sua gestão, até 2023, ele pretende realizar novos concursos TCE AM. 

Em entrevista ao portal A Crítica, Desterro afirmou que fará concursos em caso de necessidade e orçamento disponível. 

“Se for possível, farei. Porque o concurso público é a porta de entrada constitucionalmente para o serviço público. Se houver necessidade e possibilidade orçamentária-financeira, o Tribunal fará”.

O presidente ainda se comprometeu a dar posse aos aprovados no concurso aberto em 2021 para auditores. De acordo com ele, as chamadas serão feitas à medida que surgirem novas vagas. 

“Meu compromisso é dar posse na medida que for surgindo vagas aos aprovados do concurso público feito pelo conselheiro Mário de Mello. Isso pode ficar absolutamente certo de que havendo vagas durante o prazo de validade do concurso e sendo necessário o Tribunal convocará os aprovados”. 

Conselheiro Érico Desterro em discurso como presidente do TCE AM
Conselheiro Érico Desterro assume presidência do TCE AM pelo
biênio de 2022 a 2023 (Foto: Divulgação/TCE AM)

O concurso em questão teve oferta inicial de 40 vagas para auditor técnico de controle externo, distribuídas entre quatro áreas distintas. Confira quais foram os pré-requisitos de cada oportunidade:

  • Auditoria de Tecnologia da Informação (exige nível superior em Tecnologia da Informação - TI) - 15 vagas;
  • Auditoria Governamental (exige nível superior em qualquer área) - 18 vagas;
  • Auditoria de Obras Públicas (exige nível superior em Engenharia ou Arquitetura) - 5 vagas;
  • Ministério Público de Contas (exige nível superior em Direito)- 2 vagas. 

Para todas as especialidades, o salário inicial é de R$8.328,77 para jornada de trabalho de 30 horas por semana. 

Concurso TCE AM 2021: veja como foram as provas

Saiba como foram as provas do concurso TCE AM por área:

Auditoria Governamental e Ministério Público de Contas

Provas objetivas: 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos. Todas as questões tiveram cinco alternativas.

Provas discursivas: duas questões de qualquer tipo, podendo abranger quesitos objetivos, problemas, dissertações, pareceres ou peças processuais, bem como questões do tipo misto.

As questões foram sobre as disciplinas de: Controle Externo, Administração Financeira e Orçamentária, Auditoria e Controle da Administração, Direito Constitucional e Direito Administrativo e Transparência da Administração Pública.

Auditoria de Obras Públicas e Auditoria de Tecnologia da Informação

Provas objetivas: 120 questões, das quais 60 de Conhecimentos Básicos aplicadas no primeiro dia de prova e 60 de Conhecimentos Específicos aplicadas no segundo dia de prova. Todas as perguntas tiveram cinco alternativas.

Mais de 12 mil pessoas se inscreveram na seleção. Desse total, 3.968 faltaram a aplicação da etapa objetiva no dia 18 de agosto. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora da seleção.

Prepare-se para novos concursos com a Folha Cursos

Caso não tenha conseguido a pontuação para aprovação no concurso TCE AM, não desanime. Diversos outros órgãos pelo país preparam novas seleções para o ano de 2022. 

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse. 

Estude para concursos com Folha Cursos!