Concurso TCE AM: confira detalhes da última seleção realizada em 2015

Confira os detalhes do último edital para auditor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM), realizado em 2015.

Autor:
Publicado em:12/10/2020 às 12:00
Atualizado em:12/10/2020 às 12:00

O edital do concurso TCE AM ainda não foi publicado, mas os interessados na seleção podem usar como referência para os estudos o edital do concurso anterior, realizado em 2015.

Apesar das seleções terem organizadoras diferentes, o último edital pode apresentar informações importantes sobre os conteúdos cobrados, por exemplo.

O novo concurso para auditor do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas será organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), enquanto em 2015 a responsável foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). 

A oferta na época foi de duas vagas para auditor fiscal. A remuneração oferecida na época era de R$28.947,54. [tag_teads]

Os candidatos foram avaliados por meio de três etapas: prova de Conhecimentos Gerais e Específicos I, prova de Conhecimentos Específicos II e avaliação de títulos. 

A prova de Conhecimentos Gerais e Específicos I consistiu em uma avaliação objetiva composta por 100 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Penal e Processual Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Tributário e Financeiro;
  • Contabilidade e Orçamento Públicos;
  • Controle Externo da Administração Pública; e 
  • Economia e Administração Pública.

Já a prova de Conhecimentos Específicos II contou com quatro questões discursiva e a elaboração de uma peça prática, acerca do tema: manifestação em Processo de Competência do TC. 

Apenas os habilitados nessa etapa foram tiveram seus títulos avaliados. A avaliação de títulos valia até nove pontos, distribuídos da seguinte maneira:

  • Exercício de magistério superior, em qualquer área = 0,10 pontos por ano completos, podendo somar até 0,50 pontos;
  • Especialização, em qualquer área, com carga horária mínima de 360 horas = 1,50 pontos;
  • Mestrado = três pontos;
  • Doutorado = quatro pontos.

TCE AM institui comissão do concurso com 217 vagas para auditor

TCE AM
Edital do concurso TCE AM deve ser publicado em 2021
(Foto: Divulgação)

Concurso TCE AM 2020 poderá ter uma oferta de até 217 vagas

Inicialmente, estavam previstas 150 vagas para a carreira de auditor do Tribunal de Contas do Amazonas. Porém, segundo informações do próprio tribunal, o concurso pode oferecer até 217 oportunidades.

No entanto esse quantitativo ainda não está confirmado. Ainda de acordo com o TCE AM, o número de vagas estabelecido no edital do concurso levará em consideração a disponibilidade orçamentária do tribunal. As vagas em aberto são decorrentes do aumento no número de aposentadorias no tribunal.

Para chegar a este novo número, o TCE AM realizou um estudo que identificou a possibilidade do órgão realizar concurso para o preenchimento imediato de 217 cargos de auditor técnico de controle externo A. As oportunidades deverão ser distribuídas pelas seguintes áreas: 

  • Auditoria Governamental = 173 vagas;
  • Auditoria de Obras Públicas = nove vagas;
  • Auditoria de Tecnologia da Informação = 15 vagas; e
  • Ministério Público de Contas = 20 vagas.

“Ressalta-se que também fora efetuado um levantamento acerca da quantidade de cargos que poderão ficar desocupados, em razão de aposentadorias, identificando-se o total de 89 cargos aptos a serem preenchidos no intervalo de 2020 a 2025”, destacou o presidente do TCE AM.

Botão com link para curso de prepação

Quais são os requisitos para participar do concurso TCE AM?

O tribunal também já divulgou quais serão os requisitos para participação no concurso.  As vagas de auditor técnico de controle externo (Auditoria Governamental) são destinadas a graduados em qualquer área de formação. 

No entanto, até 20% das vagas poderão ser destinadas para bacharéis em alguns cursos. São eles: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências da Saúde, Direito, Enfermagem, Estatística, Fisioterapia, Geologia, Jornalismo, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

O cargo de auditor técnico de controle externo (Auditoria de Obras Públicas) exige formação em nível superior nas áreas da Engenharia e da Arquitetura (qualquer especialidade).

Neste caso, poderá ser feita a reserva de um percentual de 20% para os bacharéis em Arquitetura e Engenharias Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Estradas, Mecânica, Naval, de Pesca, de Petróleo e Gás e de Transportes ou Logística.

O cargo de auditor técnico de controle externo (Tecnologia da Informação) exigirá formação superior em Tecnologia da Informação. Já para o cargo de auditor técnico de controle externo (Ministério Público de Contas) será preciso ter o nível superior em Direito.

Resumo do concurso TCE AM

  • Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE AM)
  • N° de vagas: 217 (a confirmar)
  • Cargos: auditor técnico (diferentes áreas)
  • Organizadora: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Quando será publicado o edital da seleção?

O próximo passo para a realização do concurso TCE AM, aprovado no início de setembro, é a formalização do contrato entre o tribunal e a organizadora escolhida para comandar as etapas de seleção, a FGV.

O conselheiro Mario de Mello, presidente do TCE AM, já havia falado sobre a previsão do edital do concurso para auditores no início deste ano. Na ocasião, o presidente disse que a expectativa era de que o documento fosse publicado em 2021.

Mello também comentou na época sua preocupação com a redução do quadro de servidores no tribunal. Segundo ele, a Reforma da Previdência, entre outros fatores, aceleraram as aposentadorias dos funcionários.

O presidente do TCE AM aproveitou para reforçar que o concurso é o foco da atual administração. O objetivo é restabelecer grande parte do quadro de funcionários por meio da nova seleção.