Concurso TCE ES tem contrato assinado e etapas reveladas

Com vagas para auditor e conselheiro, o concurso TCE ES avançou nos preparativos e assinou o contrato com a banca organizadora. Saiba mais!

Autor:
Publicado em:29/08/2022 às 09:32
Atualizado em:29/08/2022 às 09:32

Mais um passo foi dado rumo ao lançamento do concurso TCE ES 2022. O contrato com a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi assinado e o documento revela informações importantes da seleção.

Com o contrato entre o órgão e a FGV assinado, o edital fica iminente para sair e pode ser publicado a qualquer momento.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, a previsão é divulgar o edital ainda neste segundo semestre de 2022, mas ainda sem data definida.

Os cargos e quantitativo de vagas já estão definidos. As chances serão para auditor e conselheiro, ambos de nível superior.

Contrato da banca revela etapas de seleção

O contrato que foi assinado entre a FGV e o TCE ES revela detalhes do próximo concurso. Entre eles, as etapas de seleção.

Segundo o documento, os candidatos serão avaliados por meio de até quatro fases, sendo elas:

  • prova objetiva - caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva - caráter eliminatório e classificatório;
  • avaliação de títulos - caráter classificatório; e
  • prova oral - caráter classificatório e eliminatório (apenas para o conselheiro).

As provas escritas do auditor e do conselheiro serão aplicadas em dias distintos, de forma que seja possível concorrer aos dois cargos. 

fachada tce es
TCE ES publicará edital de concurso em 2022 para auditor e conselheiro
(Foto: Divulgação)

Edital do concurso TCE ES terá 21 vagas

A oferta já está confirmada desde o primeiro semestre. Segundo o Tribunal de Contas do Espírito Santo, o próximo concurso TCE ES contará com 21 vagas em duas carreiras, sendo:

  • 20 vagas para auditor de controle externo; e
  • uma vaga para conselheiro substituto.

O cargo de auditor, inclusive, é uma novidade e contará com a maior parte das vagas. O conselheiro foi anunciado junto com a confirmação da comissão organizadora.

No caso do auditor, o TCE ES informou sobre a expectativa de que seja formado um cadastro de reserva que poderá ser usado durante todo o prazo de validade.

O Tribunal de Contas do Espírito Santo informou, ainda, sobre a previsão de que as oportunidades sejam distribuídas pelas seguintes especialidades:

► Tecnologia da Informação;
► Ciências Contábeis;
► Direito;
► Ciências Atuariais;
► Auditoria Governamental;
► Ciências Econômicas;
► Engenharia Civil; e
► Estatística.

Estima-se que todas as áreas tenham a formação de cadastro de reserva.