Concurso TCE MG de auditor tem validade prorrogada até 2024

Tribunal de Contas de Minas Gerais anuncia a prorrogação da validade do concurso TCE MG de auditor para o conselheiro substituto. Saiba!

Autor:
Publicado em:19/04/2022 às 09:35
Atualizado em:19/04/2022 às 09:35

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais anunciou que está prorrogado o prazo de validade do concurso TCE MG para a carreira de auditor, que também é denominado conselheiro substituto. A vigência foi esticada por mais dois anos.

De acordo com presidente do tribunal, o prazo vai até 17 de abril de 2024.

A portaria foi publicada no Diário Oficial de Contas do estado e confirma a decisão.

Vale destacar que essa prorrogação não impacta o edital do concurso de analista de controle externo do TCE MG que também está em validade.

Fachada do TCE MG
Concurso do TCE MG tem validade esticada até 2024
(Foto: Divulgação)

Como foi o concurso TCE MG de auditor conselheiro?

O edital do concurso TCE MG para conselheiro substituto foi publicado em setembro de 2017. Foram oferecidas apenas duas vagas imediatas e a seleção foi realizada pela organizadora Fundep.

A carreira exige nível superior e, na época, contava com salário de R$28.947,55.

Para se candidatar ao cargo é necessário ter entre 35 e 65 anos, além de mais de dez anos de exercício na função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

A seleção contou com três etapas avaliatórias, sendo elas: prova objetiva, duas discursivas e avaliação de títulos

A prova objetiva, com duração de cinco horas, cobrou 100 questões distribuídas nas disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo,  Direito Financeiro e Tributário, Controle Externo, Direito Penal, Direito Civil, Direito da Seguridade Social, Teoria Geral do Porcesso e Noções de Direito Processual, Contabilidade, Economia do Setor Público e da Regulação e Administração Pública,

Concurso TCE-MG: como é o trabalho de um conselheiro substituto

Na discursiva, os candidatos realizaram duas provas, sendo a primeira com dez questões e a segunda uma peça prática que consistiu na elaboração de uma proposta de voto aplicável a procedimento do TCE.