Concurso TCE SC: contrato com Cebraspe é prorrogado
À espera de condições sanitárias para aplicação de provas, TCE SC prorroga contrato com Cebraspe para organização de novo concurso. Entenda!
Autor:
Publicado em:13/10/2021 às 18:00
Atualizado em:13/10/2021 às 18:00
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina prorrogou o contrato com o Cebraspe para organizar o novo concurso TCE SC para auditor fiscal de controle externo. Prevista desde 2020, a publicação do edital foi adiada em função da pandemia do Coronavírus.
Em resposta à Folha Dirigida, o órgão informou que aguarda o abrandamento da pandemia para aplicação das etapas. “Estamos aguardando as condições sanitárias necessárias para a realização das provas”, disse o tribunal, em nota.
Por ainda não ter realizado o concurso, o tribunal precisou prorrogar a prestação de serviços do Cebraspe. Ainda foram feitas alterações no contrato com a banca organizadora, publicadas no Diário Oficial Eletrônico de segunda-feira, 11 de outubro.
O novo concurso, na opinião do presidente da Corte catarinense, é fundamental para dar vazão às atividades do Tribunal de Contas. Sobretudo diante da carência dos auditores fiscais de controle externo nas unidades vinculadas às diretorias-gerais de Controle Externo (DGCE) e de Administração (DGAD).
Por isso, a estimativa é que a seleção seja aberta em breve. O concurso deve oferecer 160 vagas para auditor fiscal de controle externo. Desse total, 40 serão para contratação imediata e 120 para formação de cadastro de reserva.
Esse quantitativo foi anunciado pelo TCE SC antes da pandemia. Ainda não há confirmação se a oferta será mantida com a retomada dos preparativos do concurso.
As oportunidades do cadastro de reserva seriam para as mesmas especialidades. A previsão é que essa distribuição continue a mesma com o retorno dos trâmites do concurso.
O cargo de auditor fiscal de controle externo tem como requisito o nível superior na área de escolha. O salário inicial é de R$14.502,56 por mês. Tal valor inclui o auxílio-alimentação de R$1.642,78 mais gratificações, conforme dados do próprio órgão.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Concurso deve cobrar provas objetivas e discursivas
O concurso TCE SC já tinha sua estrutura de provas definida, antes do adiamento dos preparativos em 2020. Os candidatos a auditor fiscal de controle externo seriam avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
As avaliações seriam compostas por 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. Haveria também provas discursivas, em que os participantes teriam que elaborar uma peça técnica (relatório técnico) com até 90 linhas.
Ainda não há dados se o tribunal manterá essa estrutura para o próximo concurso, porém os interessados já podem ter uma base para os estudos.
O último concurso para auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ocorreu há mais de cinco anos. No total, foram disponibilizadas 50 vagas para o cargo, cujo requisito foi a graduação nas áreas de formação especificadas em edital.
Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. Com organização do Cebraspe (então Cespe/UnB), foram exigidas 120 questões de certo e errado que deveriam ser respondidas em até quatro horas.
A validade do concurso foi de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. As chamadas dos aprovados puderam ser feitas nesse período, conforme o orçamento disponível do órgão.