Concurso TCM SP: tribunal se pronuncia sobre retomada
Em nota, comissão organizadora mantém suspensão do concurso TCM SP diante das inseguranças da pandemia da Covid-19. Entenda!
Autor:
Publicado em:01/10/2021 às 13:47
Atualizado em:01/10/2021 às 13:47
A comissão organizadora do concurso TCM SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) emitiu uma nota na quinta-feira, 30, sobre a retomada da seleção. De acordo com o grupo, ainda não é o momento adequado para volta dos preparativos por conta das inseguranças da pandemia da Covid-19.
Segundo o tribunal, há parte da população com idade para o concurso que ainda não está completamente vacinada. O que traz inseguranças e limita a participação de pessoas não residentes na cidade de São Paulo.
Confira a nota da comissão do concurso TCM SP:
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) reitera o seu compromisso com a saúde de todos os candidatos e responsáveis pela aplicação das provas, assim como com a garantia da mais ampla concorrência entre os interessados, de modo que permanece suspenso o Concurso Público TCMSP 01/2019.
Tão logo sejam tomadas decisões a respeito do prosseguimento do concurso, incluindo a divulgação do calendário de reabertura do prazo de inscrições e realização das provas, serão elas imediatamente disponibilizadas para conhecimento de todos por meio do Diário Oficial da Cidade de São Paulo e dos sites eletrônicos do TCMSP e da Vunesp.
O TCMSP compreende que a retomada do concurso no atual cenário, em que boa parte da população com idade para participação no certame ainda não se encontra completamente vacinada, traz inseguranças e limita a participação sobretudo de quem não reside na Cidade de São Paulo.
“Informamos que estamos aguardando o abrandamento da crise sanitária para realizar as provas com segurança e as inscrições serão reabertas quando ocorrer retomada do certame”.
Concurso TCM SP está suspenso desde julho de 2020
O edital do concurso TCM de São Paulo foi divulgado no dia 29 de fevereiro de 2020. A oferta é de 12 vagas efetivas, sendo dez para auxiliar técnico de fiscalização, cargo de nível médio.
As outras duas oportunidades imediatas são para agente de fiscalização, carreira de nível superior. As remunerações são de R$10.317,32 e R$18.829,53, respectivamente.
Em julho de 2020, em decorrência do Coronavírus e das orientações de distanciamento social, o tribunal suspendeu o concurso. Na ocasião, o documento publicado no Diário Oficial já adiantava que as inscrições seriam reabertas na retomada do processo seletivo.
Até a suspensão, o concurso já registrava 30 mil inscrições. O destaque ficou para auxiliar técnico de fiscalização, na especialidade de Suporte Administrativo, com 22.665 concorrentes, por enquanto.
Quando for retomado, o concurso TCM SP terá provas objetivas e escritas, com caráter eliminatório e classificatório. Veja a divisão das provas:
Nível superior
Prova objetiva, com 100 questões;
Redação; e
Prova discursiva.
Nível médio
Prova objetiva, com 60 questões; e
Redação.
A carreira de nível médio terá quatro horas e meia para concluir toda a avaliação, enquanto a de nível superior terá cinco horas. Os graduados farão a prova objetiva pela manhã e a redação e discursiva à tarde.
As disciplinas cobradas serão Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados. Conforme o edital, será preciso ter aproveitamento mínimo de 50% em cada módulo para aprovação na etapa.
Estude para novos concursos com a Folha Cursos
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos de tribunais?
A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te auxiliar no caminho até a posse.