Novo concurso TJ ES 2022 forma comissão para edital de juiz
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo formou uma comissão organizadora para realizar um novo concurso TJ ES com vagas de juiz.
Autor:
Publicado em:20/07/2022 às 09:34
Atualizado em:20/07/2022 às 09:34
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo se prepara para realizar um novo concurso TJ ES para a magistratura. Uma comissão organizadora foi formada e o edital poderá sair em breve.
A resolução que designa os membros foi publicada no Diário Oficial do próprio órgão, sendo composta pelos representantes a seguir:
Des. Samuel Meira Brasil Junior - Presidente;
Des. Willian Silva;
Des.ª Eliana Junqueira Munhós Ferreira;
Des.ª Janete Vagas Simões;
Des. Fernando Estevam Bravin Ruy e;
Dr. José Carlos Rizk Filho, Presidente da OAB - Seccional do Espírito Santo.
A portaria está assinada pelo presidente do TJ ES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, e foi decidida após sessão ordinária realizada em 14 de julho.
A comissão vai ficar responsável pelos trâmites iniciais e preparativos para viabilizar a realização do concurso. Será decidida a oferta de vagas, bem como elaborado o projeto básico para contratar banca e divulgar, em seguida, o edital.
O que precisa para concorrer ao cargo de juiz?
Para se tornar juiz no TJ ES, é necessário o curso de nível superior em Direito na modalidade bacharelado em Direito, além de três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
O último concurso TJ ES para juízes aconteceu em 2011.
Na época, o Cebraspe (ainda enquanto Cespe/UnB) foi o responsável pela seleção. A oferta foi de 30 vagas, com taxa de inscrição a R$120 e várias etapas de seleção, sendo:
Prova objetiva seletiva
Duas provas escritas discursivas
Inscrição definitiva
► Sindicância da vida pregressa e investigação social,
► Exame de sanidade física e mental e
► Exame psicotécnico.
Prova oral
Avaliação de título
Concurso TJ ES pode ter edital para servidores
Além de edital para a magistratura, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo também tem previsto um concurso TJ ES para o quadro da área de apoio. O Sindijudiciário, inclusive, tem cobrado a seleção junto à presidência.
O próprio presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fábio Clem, já revelou ter autorização para realizar novos concursos TJ ES. A estimativa é preencher cargos de servidores e para a carreira de juiz substituto.
Ele também informou que não será possível chamar o quantitativo ideal para repor toda a carência do judiciário capixaba. Mas, pretende formar cadastro de reserva para aproveitamento no futuro.
“Não vai dar para contratar o contingente necessário, mas será importante recompor parte e criar cadastro de reserva para futuro aproveitamento”, disse.
A ideia inicial é preencher cerca de 170 vagas, das quais: 150 seriam para cargos de servidores e 20 na magistratura.