Concurso TJ ES: presidente revela já ter aval para novos editais

Presidente do TJ ES revela que já tem autorização do governo para novos concursos de servidores e juízes nos próximo meses. Saiba detalhes!

Autor:
Publicado em:13/06/2022 às 10:28
Atualizado em:13/06/2022 às 10:28

O Poder Judiciário capixaba deve receber reforço de pessoal em breve. Isso porque o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fábio Clem, revelou já ter aval para realizar novos concursos TJ ES.

A informação foi dada em entrevista à coluna Fonte Grande, ao portal Tribuna Online.

De acordo com o presidente, já existe aval interno e do governo para a publicação de novos editais de concurso TJ ES. A previsão é preencher cargos de servidores e da carreira de juiz substituto.

Segundo ele, a previsão é de que isso ocorra já nos próximos meses. No entanto, não revelou uma data ou prazo estimado.

Concurso TJ ES tem previsão de 170 vagas

Ainda de acordo com o presidente do TJ ES, não vai ser possível chamar o quantitativo ideal para repor toda a carência. Mas, ele revelou a intenção de formar cadastro de reserva para aproveitamento no futuro.

“Não vai dar para contratar o contingente necessário, mas será importante recompor parte e criar cadastro de reserva para futuro aproveitamento”, disse.

O representante do órgão ainda pontua que a ideia inicial é preencher cerca de 170 vagas, das quais: 150 seriam para cargos de servidores e 20 na magistratura.

Os cargos da área de apoio que poderão ser contemplados ainda não foram confirmados. A expectativa é de quem hajam oportunidades nos níveis médio e superior.

Fachada do TJ ES
Concurso do TJ ES é confirmado pelo presidente e já tem autorização
(Foto: Divulgação)

Presidente anunciou preparativos por novo concurso TJ ES

No final de 2021, em dezembro, o presidente Fabio Clem de Oliveira falou sobre a sua intenção de realizar concurso para reposição de servidores no TJ ES. A fala foi dada durante ao assumir a presidência do tribunal.

Ele ficará à frente do tribunal no biênio 2022-2023 e disse que a partir de 2022 já seria possível realizar o levantamento da necessidade de pessoal. Além disso, anunciou que também trabalharia na licitação para a escolha da banca. 

“O ano que vem nós não temos a possibilidade de fazer o concurso, mas nós temos a possibilidade de plantar a necessidade desse concurso, licitar uma empresa para fazer e, quem sabe, até o final do ano a gente possa fazer?”, destacou Fabio Clem de Oliveira.

O  presidente frisou a importância de repor a força de trabalho do Judiciário, seja em cargos da magistratura (juízes) como servidores da área de apoio. Segundo Clem, há 362 profissionais em abono permanência, ou seja, que já reúnem os requisitos para se aposentar. 

“Temos consciência do déficit no quadro de servidores com o qual o Poder Executivo também convive”, apontou o presidente. 

Último concurso TJ ES completou dez anos

Para o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo é muito importante realizar um novo concurso, já que o último completou dez anos desde a sua abertura.

último concurso TJES para servidores efetivos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo ocorreu em 2010. Na época, o edital trouxe a oferta de 455 vagas para analistas judiciários, de níveis médio e superior.  

As provas foram organizadas pelo Cebraspe (na época, Cespe/UnB), que aplicou provas objetivas de Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos, com 70 questões ao todo, para todos os cargos.