Novo concurso TJ MT ganha forças após CNJ sinalizar comissionados
O Conselho Nacional de Justiça solicitou a readequação do quadro de servidores e um novo concurso TJ MT pode ser agilizado em 2023. Entenda!
Autor:
Publicado em:19/12/2022 às 16:43
Atualizado em:19/12/2022 às 16:43
Após um relatório apresentado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o quadro de servidores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso passe por uma readequação. Com isso, a realização de um novo concurso TJ MT passa a ganhar forças.
A decisão do conselho é por conta dos cargos em comissão. Segundo o CNJ, praticamente todos os cargos comissionados do tribunal são ocupados por profissionais que não são de carreira, indo contra a Constituição Federal.
O conselho pede que os cargos em questão, nesta readequação, sejam preenchidos por servidores em situação efetiva - ou seja, por meio de concurso.
Embora não haja um prazo para que isso aconteça, o CNJ indicou a readequação para os próximos meses, considerando certa urgência. Portanto, é possível que um novo concurso TJ MT aconteça em 2023, mas ainda sem previsão de datas.
Pelas redes sociais, ela foi questionada sobre a previsão de um novo edital e respondeu:
"Sim... o mais breve possível."
Oficialmente, o TJ MT não chegou a comentar sobre, como também não foi formada uma comissão até o momento ou contratada banca organizadora. Espera-se que, após a determinação do CNJ, as tratativas avancem.
Último concurso TJ MT para servidores
Para servidores, o último concurso TJ MT aconteceu em 2015 e contou com vagas para técnico e analista, além de distribuidor, contador e partidor. As chances eram para quem tem os níveis médio e superior.
A seleção foi organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso e contou com oferta de 168 vagas.
Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. Na primeira, os assuntos versavam por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
TJ MT teve concurso para juízes em 2018
Além disso, há um concurso mais recente no Tribunal de Justiça do Mato Grosso, porém com oportunidades para a magistratura. A seleção de juízes teve edital em 2018, com ganhos acima dos R$23 mil.
O concurso TJ MT foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Foram ofertadas nove vagas para o cargo de juiz substituto.
Para concorrer, foi preciso uma série de exigências, entre elas: ter mais de 25 anos de idade e até 65 anos, na data da inscrição definitiva; ser bacharel em Direito, há, no mínimo, três anos; e três anos de atividade jurídica, a partir da obtenção do diploma, até a data da inscrição definitiva na seleção
Os candidatos foram avaliados por meio de várias etapas, sendo a primeira uma prova objetiva. Os candidatos responderam a 100 questões de múltipla escolha, sendo estas distribuídas em três blocos de matérias, dos quais:
Bloco 1: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;