Concurso TJ RN: conheça a carreira de técnico judiciário

Com exigência de nível médio e criação de 520 vagas em 2022, o cargo de técnico judiciário será um dos destaques do concurso TJ RN; confira!

Autor:
Publicado em:25/10/2022 às 13:34
Atualizado em:25/10/2022 às 13:34

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte já trabalha na escolha da banca do seu próximo concurso TJ RN. Das 917 vagas previstas, pelo menos 448 serão destinadas ao cargo de técnico judiciário, de nível médio.

A carreira será um dos destaques desta seleção. Isso porque, recentemente, foi sancionada a Lei Complementar (LC) nº 709 e 715. As regras criaram 520 vagas para o cargo de técnico judiciário, que também passou a exigir apenas o nível médio completo.

Mas, como se preparar para esta seleção? Quais as atribuições da carreira? Quantas vagas imediatas e para cadastro reserva serão oferecidas? Quais etapas podem ser cobradas? Essas e outras perguntas Folha Dirigida responde abaixo. Confira!

Requisitos

Transformado recentemente, o cargo de técnico judiciário passou a exigir apenas o nível médio completo dos candidatos. Desta forma, para o próximo concurso, os interessados precisarão apresentar apenas o diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

♦ Vagas

Com 520 vagas criadas, por meio da LC nº 709, o próximo concurso TJ RN contemplará um número aproximado. Serão oferecidas 448 oportunidades para a carreira, sendo 160 de provimento imediato e 288 para a formação de um cadastro reserva.

♦ Remuneração e Atribuições

Os ganhos iniciais para a carreira ainda não foram revelados, mas, com base nos últimos editais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, os aprovados devem contar com vencimentos de R$3.974,08, considerando a tabela remuneratória da LC nº 709.

Ainda com base na lei, os aprovados na carreira realizarão atividades supervisionadas, de nível intermediário, exclusivamente no âmbito das secretarias judiciárias ou unidades administrativas.

♦ Etapas do concurso

Um dos últimos concursos para a carreira foi realizado em 2001, quando o cargo ainda tinha o nível superior como requisito. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos.

Considerando os últimos editais de nível médio do TJ RN e as disciplinas aplicadas para os técnicos, é possível que o próximo concurso inclua nas provas objetivas questões de:

  • Português;
  • Conhecimentos Gerais e/ou Específicos;
  • Lei de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte; e
  • Noções de Informática.
Concurso TJ RN terá o cargo de técnico judiciário entre os destaques (Foto: Eduardo Maia)
Concurso TJ RN terá o cargo de técnico judiciário
entre os destaques (Foto: Eduardo Maia)

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ RN)
  • Cargos: técnicos e analistas
  • Vagas: 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 no CR
  • Requisito: níveis médio e superior
  • Banca: Comperve (indicada pela gestão anterior)
  • Remuneração: a definir
  • Status: comissão formada e autorizado

Concurso TJ RN terá edital em até 60 dias 

concurso TJ RN está autorizado e contará com 917 vagas, sendo 229 imediatas e 688 para a formação de um cadastro de reserva. 

Com o aval, prazo para a publicação do edital será de 60 dias, segundo o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Desta forma, o documento poderá ser publicado ainda este ano, se contados todos os dias, ou no início de 2023, caso sejam válidos apenas os dias úteis.

"A partir de agora, seguiremos com todos os procedimentos necessários para a contratação da empresa que irá elaborar as provas. O Tribunal tem todo interesse em elaborar o mais rápido, em face à nossa premente necessidade de servidores", avaliou o presidente da comissão organizadora e desembargador, Amaury Moura Sobrinho.

Com a autorização, o presidente do TJ RN, desembargador Vivaldo Pinheiro, ressaltou a importância desta decisão. "O concurso chega no momento muito importante, é um marco, principalmente com relação às vagas de Tecnologia, com a qual o Judiciário hoje conta em todas as áreas".

Conforme o aval, o próximo concurso contará com vagas para cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:

  • nível médio: técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva); e
  • nível superior: analista judiciário na área de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR) e analista judiciário das áreas de Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).

Ainda conforme o aval, os candidatos de nível médio serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, enquanto os de nível superior terão uma terceira etapa, sendo ela a análise de títulos. 

concurso do Tribunal será regionalizado, com vagas distribuídas pelas seguintes regiões: Oeste Potiguar; Central Potiguar; Agreste Potiguar; Leste Potiguar; e Natal.