Concurso TRF1: edital é aprovado e deve preencher 82 vagas
Com banca definida e contratada, a Corte do TRF1 aprovou o edital do concurso TRF1, que deve ser publicado a qualquer momento.
Autor:
Publicado em:10/03/2023 às 10:30
Atualizado em:30/07/2023 às 04:30
Está tudo pronto para o lançamento do concurso TRF1 da magistratura. O edital já recebeu sinal verde e poderá ser publicado a qualquer momento. Além disso, o órgão confirmou que é preencher 82 vagas de juiz federal substituto.
A aprovação do edital foi dada pela Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
A informação foi confirmada, em nota, pelo próprio tribunal, após sessão realizada na última quinta, 9.
O edital ainda não tem uma data definida para ser publicado, mas é aguardado para os próximos dias, segundo informou o TRF1:
"A publicação do edital contendo todas as diretrizes do certame deverá ocorrer nos próximos dias."
Edital do TRF1 deve preencher 82 vagas
De acordo com o tribunal, o edital do concurso TRF1 deve oferecer somente uma vaga imediata e a formação de um cadastro de reserva. Mas, já são esperadas mais nomeações.
O órgão informou que tem a expectativa de prover todas as 82 vagas existentes atualmente de cargos que estão vagos.
O que é preciso para concorrer no concurso TRF1?
Para concorrer ao cargo de juiz substituto do TRF1 é preciso ter graduação em Direito, há pelo menos três anos. Também é preciso comprovar três anos de atividade jurídica, exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
O extrato do contrato já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A assinatura aconteceu no dia 1º de dezembro e a vigência do contrato será até janeiro de 2025, ou seja, praticamente dois anos. A oferta de vagas ainda não foi revelada.
Provas do concurso TRF1 estão previstas para este ano
O TRF1 também já informou sobre a previsão de realização das provas. A primeira avaliação dos candidatos será a prova objetiva seletiva, com caráter eliminatório e classificatório. A avaliação está prevista para acontecer em meados de 2023.
As demais etapas devem ser:
Inscrição definitiva;
Sindicância de vida pregressa e investigação social;
Exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
Prova oral; e
Avaliação de títulos.
As datas ainda não foram confirmadas pelo tribunal e devem ser anunciadas somente após a aprovação cronograma ou somente com o lançamento do edital.
Como foi o último concurso TRF1?
O último concurso para o TRF1 foi realizado em 2015. Naquele ano, o salário, em início de carreira, era de R$23.997.
Em 2015, os candidatos foram avaliados por meio de diversas etapas de seleção. A prova escrita foi composta por 100 questões. Os itens foram divididos em três blocos.
Foram cobradas as disciplinas de Direito Constitucional; Administrativo; Penal; Processual Penal; Civil; Processual Civil; Previdenciário; Financeiro e Tributário; Ambiental; Internacional Público e Privado; Empresarial; e Econômico e de Proteção ao Consumidor.