TRF2 autoriza realização de novo concurso para juiz federal

Órgão Especial do TRF2 autoriza abertura de novo concurso para juiz federal substituto. Carreira oferece remuneração inicial de R$33 mil!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:22/06/2023 às 12:55
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com atuação no Rio de Janeiro e Espírito Santo, terá um novo concurso TRF2, para juiz federal substituto.


A autorização foi concedida na Sessão Administrativa do Órgão Especial do dia 4 de maio, mas só foi publicada no Diário Eletrônico desta quinta-feira, 22 de junho. 


A realização do concurso TRF2 foi autorizada, por unanimidade, entre os membros do Órgão Especial. Agora, o tribunal deverá formar a comissão organizadora da seleção, que seguirá com os preparativos do edital. 


Também deverá ser contratada a banca organizadora do concurso. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições e aplicar as provas da seleção. 


A carreira de juiz federal substituto do TRF2 tem como requisitos: bacharelado em Direito há, no mínimo, três anos e também, pelo menos, três anos de atividade jurídica. 


As remunerações iniciais, conforme disposto no Portal da Transparência do órgão, são de R$33.924,93. 


Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!

Concurso para juiz federal do TRF da 2ª Região é autorizado

(Foto: Divulgação)

Último concurso TRF2 para juiz teve diferentes etapas

O último concurso TRF2 para juiz substituto foi realizado em 2018. Na época, foram disponibilizadas dez vagas para o cargo. Veja os detalhes da seleção a seguir.


O concurso TRF 2 para juiz foi composto pelas seguintes etapas:

  • Prova objetiva seletiva de caráter eliminatório e classificatório
  • Provas escritas, compostas de uma prova discursiva, uma prova prática de sentença civil e uma prova prática de sentença criminal, todas de caráter eliminatório e classificatório;
  • Inscrição definitiva, de caráter eliminatório;
  • Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.


Na prova objetiva, por sua vez, foram cobradas 100 questões, distribuídas em três blocos de conteúdo:

  • Bloco I: Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor;
  • Bloco II: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito Financeiro e Tributário;
  • Bloco III: Direito Administrativo, Direito Ambiental e Direito Internacional Público e Privado.

Já as provas escritas consistiram em uma prova discursiva, uma prova prática de sentença civil e uma prova prática de sentença criminal.

TRF2 também prepara novo concurso para área de Apoio

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região também está com concurso público em estudo para os cargos de técnico e analistas judiciários, que exigem o nível superior de escolaridade.


Atualmente, existem 51 cargos vagos, distribuídos das seguinte forma entre as carreiras:

  • cinco cargos vagos de analista judiciário;
  • 46 cargos vagos de técnico judiciário.

Os dados são do Portal da Transparência do órgão e são referentes a dezembro de 2022. A previsão é que as vacâncias sejam preenchidas por meio do novo concurso TRF2 previsto para o segundo semestre deste ano.


Apesar dos cargos já terem sido divulgados, as especialidades ainda não foram confirmadas e o quantitativo de vagas também não foi definido.


Há uma comissão realizando um estudo visando a abertura do novo concurso do TRF2. Até o momento, não há uma data exata para a publicação do edital. Cabe mencionar que o órgão ainda tem concurso com validade até 5 de julho de 2023.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!