O edital do novo concurso TRF5 pode ser publicado já na próxima semana. O cronograma preliminar prevê a divulgação do documento no dia 16 de julho, conforme traz o termo de referência.
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida teve acesso ao documento, na íntegra, na última segunda-feira, 8.
O termo de referência foi utilizado no processo de escolha da banca organizadora. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o escolhido e vai executar a próxima seleção a área de Apoio do TRF5.
No entanto, há uma ressalva que pode atrasar a publicação do edital no dia 16 de julho, que é a assinatura do contrato com a banca.
O cronograma prevê a publicação nesta data se a banca tivesse sido contratada até o dia 1º de junho. O TRF5 ainda não confirmou se o contrato com o IBFC já foi assinado, e se isso ocorreu em tempo hábil.
De todo modo, se atrasar, o documento não deve demorar a ser divulgado. Isso porque a banca já foi definida e restam apenas acertos finais para que o edital possa ser lançado oficialmente.
Veja todos os detalhes sobre o novo concurso TRF5 no NotíciasQ:
O cronograma não traz previsão de aplicação das provas, porém o termo de referência confirma outros detalhes importantes.
Um deles é que o prazo de validade do concurso TRF5 será de dois anos, podendo chegar a quatro, se houver prorrogação. Durante esse período, o órgão pode utilizar o cadastro de reserva e chamar mais aprovados.
No último concurso para diversos cargos, o TRF5 ofertou 14 vagas imediatas e convocou 898 aprovados.
Concurso TRF5: veja os cargos confirmados
O termo de referência do concurso TRF5 também confirmou que será formado um cadastro de reserva, ou seja, não haverá oferta de vagas imediatas. No entanto, como dito acima, o tribunal tem histórico de muitas convocações.
Os cargos também foram revelados no documento. A oferta será para a área de Apoio, sendo técnicos e analistas judiciários em várias especialidades.
Veja a seguir a lista completa:
Técnico judiciário
- área administrativa
- área administrativa na especialidade de agente de polícia judicial
- área de apoio especializado em contabilidade
Analista judiciário
- área administrativa
- área de apoio especializado em análise de dados
- área de apoio especializado em análise de sistemas de informação
- área de apoio especializado em arquitetura
- área de apoio especializado em arquivologia
- área de apoio especializado em biblioteconomia
- área de apoio especializado em comunicação social
- área de apoio especializado em contabilidade
- área de apoio especializado em engenharia civil
- área de apoio especializado em engenharia elétrica
- área de apoio especializado em engenharia mecânica
- área de apoio especializado em estatística
- área de apoio especializado em governança e gestão de tecnologia da informação
- área de apoio especializado em medicina (clínica geral)
- área de apoio especializado em medicina (psiquiatria)
- área de apoio especializado em odontologia
- área de apoio especializado em psicologia
- área de apoio especializado em segurança da informação
- área de apoio especializado em suporte em tecnologia da informação
- área judiciária
- área judiciária na especialidade de oficial de justiça.
Todos os cargos do concurso TRF5 exigem formação de nível superior.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações do concurso Correios e mais. Acesse aqui!

Com banca definida, novo concurso TRF5 tem edital previsto para daqui a seis dias
(Foto: Divulgação)
Concurso TRF5 tem lotação confirmada
Os aprovados no concurso TRF5 já podem conferir detalhes sobre a lotação, que ocorrerá na sede do TRF5 (Recife PE) ou em uma das seis seções judiciárias vinculadas:
- Alagoas AL;
- Ceará CE;
- Paraíba PB;
- Pernambuco PE;
- Rio Grande do Norte RN; e
- Sergipe SE.
Portanto, esta será uma excelente oportunidade para os candidatos do Nordeste que almejam ingressar na área de tribunais.
O termo de referência também indica que será reservado o percentual de 10% das vagas que surgirem na validade do concurso para os candidatos com deficiência.
Já para os candidatos autodeclarados negros, será reservado o percentual de 20% das vagas que surgirem na validade do concurso. Para autodeclarados indígenas, o percentual será de 3% das vagas.
Estrutura das provas do concurso TRF5
O documento também trouxe novidades sobre as etapas da seleção. Ele cita que os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e de redação/estudo de caso, podendo ser de peso 2 ou 3 (a depender da carreira desejada).
As provas objetivas serão composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (peso 1) e 40 de Conhecimentos Específicos (peso 2).
As avaliações serão em turnos diferentes para os cargos de analista e técnico. Portanto, será possível que o candidato concorra para mais de um cargo.
A especialidade de agente de polícia judicial ainda terá a etapa do TAF para os aprovados nas provas objetivas e discursivas.
Veja dicas para TAF em concursos:
















