O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, no Rio Grande do Sul, já tem a comissão responsável pelo concurso TRT4 2022.
Autor:
Publicado em:22/03/2022 às 21:46
Atualizado em:22/03/2022 às 21:46
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, no Rio Grande do Sul, tem novidades sobre o concurso TRT4 2022. Foi formada a comissão responsável pelo concurso da área de apoio do órgão.
O grupo de trabalho responsável pelos preparativos da seleção foi designado em publicação no Diário Eletrônico do tribunal desta terça-feira, 22. Veja a publicação a seguir:
PORTARIA Nº 1.004, DE 21 DE MARÇO DE 2022
Constitui a Comissão de Concurso de Servidor, encarregada de promover concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o Órgão Especial deste Tribunal, em sessão ordinária ocorrida em 14.03.2022, autorizou a abertura de concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e designou a Desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse para presidir a Comissão responsável pelo concurso de servidores; CONSIDERANDO o que consta no PROAD nº 231/2022, RESOLVE:
Art. 1º Constituir a Comissão de Concurso de Servidor, encarregada de promover concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal deste Tribunal, composta pelos integrantes nominados no Anexo Único da presente Portaria.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FRANCISCO ROSSAL DE ARAÚJO Presidente do TRT da 4ª Região – RS ANEXO ÚNICO –
Desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse (coordenadora);
– Rejane Carvalho Donis, Secretária-Geral da Presidência;
– Natacha Moraes de Oliveira, Diretora-Geral;
– João Henrique Carvalho de Lima Ribas, Diretor da Secretaria de Administração;
– Maria Augusta Kinnemann, Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas.
Comissão vai escolher organizadora
Formada, a comissão responsável pelo concurso do TRT4 iniciará os preparativos da seleção.
O primeiro deles será entender a real necessidade do tribunal e elaborar a minuta do edital. Esse documento servirá no processo de escolha da banca organizadora, que pode ser por licitação ou dispensa.
Oficialmente, o tribunal não informou prazos para escolha da banca e divulgação do edital. Mas, para convocar aprovados em 2022, precisará homologar o concurso até 2 de julho, seguindo a lei eleitoral.
Desta forma, espera-se agilidade nos preparativos e no lançamento do edital.
TRT4 tem mais de 400 cargos vagos
Em sessão realizada em 14 de março já havia sido definido que a desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse seria a presidente da comissão.
No encontro, foi enfatizada a necessidade da reposição de efetivos para suprir cargos vagos e amenizar o déficit de pessoal do tribunal.
Na sessão, foi mencionado que o TRT4 conta com 424 cargos vagos, do total de 3.540 possíveis no órgão. Desta forma, há um déficit de aproximadamente 12% no quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região.
Entretanto, os representantes da sessão indicaram que, por questões orçamentárias, apenas sete cargos podem ser preenchidos imediatamente com um novo concurso.
Mesmo assim, enfatizaram a necessidade de um novo edital, pois o TRT RS não pode ficar sem concurso válido. Além das vagas imediatas, o TRT4 formará um amplo cadastro de reserva, convocando os aprovados ao longo do prazo de validade do concurso, que deverá ser de dois anos, podendo chegar a quatro.
Vagas deverão ser em cargos dos níveis médio e superior
O TRT4 não detalhou ainda os cargos que serão contemplados no concurso deste ano. Mas a expectativa é de uma seleção nos moldes da última, realizada em 2015.
Ou seja, com vagas para técnico judiciário da área administrativa (nível médio e R$8.501,45) e para analista de várias áreas (nível superior e R$13.365,38). Em 2015, as vagas ficaram divididas da seguinte forma:
O último concurso do TRT RS aconteceu em 2015, quando foram oferecidas 18 vagas imediatas. Também foi formado um cadastro de reserva.
As oportunidades foram para os cargos de técnico e analista judiciário, de níveis médio e superior. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, com caráter eliminatório e classificatório, sendo:
As disciplinas de Conhecimentos Básicos foram: Português; Raciocínio Lógico-Matemático; Legislação e Noções de Informática (exceto para especialidade T.I.).
De acordo com o último edital, as provas aconteceram nas seguintes cidades: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre.
Concursos TRT's: veja editais que podem sair este ano
O ano de 2022 pode ser marcado pela publicação de vários concursos TRT. Afinal, há previsão de provimentos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 - que reserva de 232 vagas para novos concursos da Justiça do Trabalho.
O texto traz 52 vagas para criação e 180 para provimento. O Orçamento já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, porém, não traz a distribuição dessas vagas por tribunal. A divisão somente será informada após a análise do CSJT junto aos órgãos. Alguns, inclusive, já iniciaram os preparativos.
Veja a seguir uma lista dos tribunais que não têm concursos válidos e podem ter edital este ano:
TRT 3ª região - Minas Gerais;
TRT 4ª região - Rio Grande do Sul;
TRT 5ª Região - Bahia;
TRT 8ª Região - Pará e Amapá;
TRT 9ª Região - Paraná;
TRT 10ª Região - Distrito Federal e Tocantins;
TRT 13ª Região - Paraíba;
TRT 14ª Região - Rondônia e Acre;
TRT 16ª Região - Maranhão;
TRT 17ª Região - Espírito Santo;
TRT 18ª Região - Goiás;
TRT 19ª Região - Alagoas;
TRT 22ª Região - Piauí;
TRT 23ª Região - Mato Grosso.
Os tribunais também podem fazer o aproveitamento de aprovados em concursos de outros órgãos da Justiça. O que permite mais nomeações e o rápido preenchimento do déficit de pessoal.