"O processo de contratação continua em andamento, não havendo, até a presente data, a conclusão da escolha da instituição organizadora do concurso, tampouco assinatura de contrato. Logo, não há previsão de publicação do Edital de Abertura do concurso", disse o órgão.
Recentemente, uma minuta de contrato foi anexada no sistema e, ao que tudo indica, já está em análise entre os setores responsáveis.
Portanto, é grande a expectativa para que os preparativos possam avançar e o nome da banca organizadora possa ser revelado oficialmente.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) surge como uma das favoritas para ser oficializada como banca organizadora do próximo concurso, tendo em vista que a instituição atualizou informações a pedido do órgão.
Além da FCC, o TRT-RJ também recebeu propostas de outras instituições, incluindo:
- Instituto Nosso Rumo
- Idecan
- Instituto Avalia
- IBFC
- Fundação Getulio Vargas (FGV)
- Instituto AOCP
- Cebraspe
É importante destacar que, como o processo ainda não foi homologado e o TRT RJ informou que nenhum contrato foi assinado até o momento, todas as instituições mencionadas ainda permanecem na disputa.
No último concurso realizado pelo tribunal em 2018, a banca responsável foi o Instituto AOCP.
Prepare-se para o concurso TRT RJ: tenha acesso a aulas, videoaulas e muito mais!
Banca do concurso TRT RJ ainda está sendo contratada e edital segue sem previsão
(Foto: Divulgação)
Embora o TRT RJ não tenha estabelecido um prazo exato para a publicação do edital, o projeto básico utilizado no processo licitatório prevê que o documento seja divulgado em até 20 dias após a assinatura do contrato com a banca organizadora.
Assim que a banca for oficialmente contratada, o tribunal irá definir os prazos para as etapas seguintes.
Além disso, o projeto indica que as inscrições serão abertas 30 dias após a assinatura do contrato.
Sobre a realização das provas do concurso, o TRT RJ informou que é "pouco provável" que ocorram ainda este ano. Portanto, as avaliações devem ficar para 2025.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!
Cargos do concurso TRT RJ são divulgados
Em julho, foi oficialmente publicada no Diário Eletrônico do TRT RJ a portaria que autoriza o novo concurso. Com isso, os cargos que serão ofertados foram confirmados.
O concurso oferecerá vagas para técnico e analista judiciário, em diversas especialidades.
Cargos de Técnico Judiciário:
- técnico judiciário - área Administrativa (nível superior em qualquer área);
- técnico judiciário - área Administrativa, agente da Polícia Judicial (nível superior em qualquer área + CNH categoria D);
- técnico judiciário - área de Apoio Especializado, Enfermagem.
Cargos de Analista Judiciário:
- analista judiciário - área Judiciária, oficial de justiça avaliador federal;
- analista judiciário - área Administrativa, Contabilidade;
- analista judiciário - área de Apoio Especializado, Arquivologia;
- Biblioteconomia;
- Enfermagem;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Estatística;
- Medicina (várias especialidades, como Cardiologia, Medicina do Trabalho e Psiquiatria);
- Psicologia;
- Serviço Social; e
- Tecnologia da Informação.
Todos os cargos requerem o nível superior. Isso porque, desde a Lei 14.456/2022, publicada no Diário Oficial da União, o cargo de técnico judiciário, que antes exigia apenas o nível médio, passou a exigir graduação.
O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, totalizando até quatro anos de vigência.
Os cargos oferecem salários iniciais que variam de R$9.922,75 a R$15.387,88, com regime de contratação estatutário, que garante estabilidade no emprego.
Concurso TRT RJ tem oferta de vagas definida?
Embora os cargos estejam confirmados, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com sede no Rio de Janeiro, ainda não definiu o quantitativo de vagas do próximo concurso.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o TRT RJ revelou que a oferta será confirmada somente com a publicação do edital, pois, caso não existam vagas disponíveis, o concurso será para cadastro de reserva.
"E, ainda, mesmo havendo vagas disponíveis, somente serão ofertadas as vagas de livre provimento, ou seja, aquelas vagas originárias de posse em outro cargo inacumulável, exoneração, demissão ou falecimento sem instituição de pensão, cujo provimento não gera despesas. Caso as vagas sejam originárias de aposentadoria ou falecimento com instituição de pensão, o provimento, por gerar despesas, necessita de autorização expressa do CSJT, logo, não serão disponibilizadas no Edital de Abertura", explicou a área de Gestão de Pessoas do TRT RJ.
Além disso, o tribunal já encerrou o prazo de validade dos último concursos, em agosto. Portanto, é preciso realizar um novo para convocar servidores.
A única exceção é o cargo de analista Judiciário - área Administrativa, que tem concurso válido até janeiro de 2026 e não deve ser contemplado no próximo edital.