Concurso TRT ES: confirmada autorização do CSJT para edital

Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo confirma que recebeu aval do CSJT para realizar o concurso TRT ES e informa preparativos.

Autor:
Publicado em:26/04/2022 às 15:22
Atualizado em:26/04/2022 às 15:22

Vem aí! O concurso TRT ES está autorizado e a informação foi confirmada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo à Folha Dirigida na tarde desta terça-feira, 26, após ofício enviado pelo CSJT. O edital pode sair ainda este ano.

O TRT ES informa que tomou ciência do aval do Conselho Superior da Justiça do Trabalho nesta terça, 26.

Segundo o órgão, agora, será revisada a comissão de servidores para que possam "atuar nos trabalhos administrativos referentes ao concurso público de servidores e verificaremos questões orçamentárias."

A expectativa é de que, em breve, o tribunal possa publicar oficialmente a composição deste novo grupo de trabalho. No entanto, por ora, o TRT ES informa que não dispõe de um cronograma para a publicação do próximo edital e mais detalhes.

Aval do CSJT abrange todos os concursos TRTs

Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) confirmou à Folha Dirigida que enviou, na última sexta, 22, um ofício à todos os TRTs autorizando a realização de concurso público.

Entretanto, o Órgão Superior exige que alguns tribunais remanejem cargos vagos para o TRT22, de acordo com uma decisão proferida em fevereiro deste ano. O TRT17 não está entre os tribunais que irão ceder ao TRT do Piauí.

Além disso, o conselho informou que aqueles que precisarem de aportes orçamentários para a realização de concursos públicos devem realizar a solicitação ao CSJT, em até 20 dias.

Tribunal já realizava estudos para novo concurso TRT ES

Em janeiro, o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo já havia confirmado à Folha Dirigida que realizava estudos internos para um possível novo edital de servidores. No entanto, tudo ainda estava em estágio preliminar e não tinha aval do CSJT.

"Há estudos sendo desenvolvidos nesse sentido", disse o TRT à reportagem.

O tribunal informou que a fase era de estudos de viabilidade/vantajosidade para a realização do concurso. Fora isso, não haviam outros preparativos em curso.

Fachada do TRT ES
Concurso do TRT ES tem aval confirmado pelo CSJT para novo edital
(Foto: Divulgação)

Último concurso TRT ES expirou a validade há quatro anos

O TRT da 17ª Região está sem concurso TRT ES válido e, por isso, um novo edital é importante para que o tribunal consiga repor seu efetivo e prover cargos vagos. O último expirou a validade há quatro anos, em fevereiro de 2018.

É importante citar que, naquele ano, um novo edital chegou a ser autorizado. O aval foi para a realização de um novo concurso público para técnicos e analistas judiciários.

Além disso, uma comissão organizadora chegou a ser formada em fevereiro daquele mesmo ano e começou a se reunir. Em maio, o presidente paralisou os preparativos para uma avaliação técnica.

"O desembargador-presidente, Mário Cantarino, retirou o processo de pauta, para avaliação técnica sobre a conveniência e oportunidade da realização do concurso", disse o TRT ES na época.

Em março de 2019, o concurso da área de apoio teve seus preparativos suspenso provisoriamente e, de lá para cá, não foram dadas mais notícias sobre a retomada dos trâmites para esta seleção.

"Diante da impossibilidade de dar posse a novos servidores, a administração do órgão suspendeu provisoriamente o concurso", afirmou o TRT-ES em nota. 

 

Último concurso TRT-ES para técnicos e analistas ocorreu em 2013

último concurso TRT-ES teve edital publicado em 2013 . Foram oferecidas 23 vagas mais formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico e analista,  de níveis médio e superior, respectivamente.

A seleção foi  organização pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). As oportunidades de provimento imediato eram para o técnico judiciário da área administrativa e para analista judiciário nas especialidade de Medicina e Tecnologia da Informação.